Após crítica do BNC, toada ‘Parintina rainha’ é excluída pelo Garantido

Articulista do BNC Amazonas apontou detalhes na letra que atentam contra a mulher-menina

Ferreira Gabriel

Publicado em: 19/04/2024 às 19:53 | Atualizado em: 19/04/2024 às 19:55

Após crítica da colunista do BNC Amazonas, a antropóloga Dassuem Nogueira, o Boi Garantido anunciou que irá retirar nas plataformas digitais a toada “Parintina Rainha”, de autoria de Mário Paulain e Chico da Silva.

Além disso, a obra foi duramente criticada por torcedores por, na avaliação deles, ser pejorativa em relação às mulheres usando palavras como “fogosa”, ‘índia”, “pirralha” entre outras. 

Confira a nota do Boi Garantido

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, face às inferências sobre a toada “Parintina Rainha”, com letra do autor Mário Paulain, esclarece que respeita todas as opiniões, mas resguarda o seu direito de deixar para o autor da referida obra qualquer esclarecimento sobre o assunto.

Quanto à escolha da obra, foi pautada sem a menor intenção de provocar qualquer sentimento pejorativo ou de desmerecimento à mulher, até porque sempre defendemos a valorização humana em toda a sua diversidade, seja o gênero que for.

Isto posto, para que não parem dúvidas sobre o respeito que esta Associação nutre pelas mulheres, esta sendo retirado o fonograma da referida obra de todas as plataformas e páginas oficiais do Garantido.

                               A Diretoria. 

Um dos compositores da toada, Mário Paulain também se manifestou em nota e chamou de incompreensões as críticas aos termos utilizados por ele na letra.

Leia mais no site AMEMPauta

Leia mais

Parintina, uma menina

Foto: Divulgação