Parintina, uma menina
Artigo critica a toada "Parintina rainha" por sexualizar e desrespeitar mulheres e crianรงas indรญgenas.

Diamantino Junior
Publicado em: 19/04/2024 ร s 14:01 | Atualizado em: 19/04/2024 ร s 14:01
Por Dassuem Nogueira *
Como mulher, fico extremamente aliviada com a polรชmica causada pela toada “Parintina rainha”. Como pirralha que um dia fui, vibro com o fato de o pรบblico do boi-bumbรก de Parintins nรฃo estar mais disposto a tolerar as imagens que a letra dessa toada invoca.
Como uma das quatro membras da comissรฃo de artes do boi Garantido, poderia ficar constrangida por uma toada com tantos desrespeitos ร mulher, ร crianรงa-menina e ร s minorias รฉtnicorraciais tenha sido aprovada para o รกlbum anual do festival. Mas, o constrangimento nรฃo รฉ meu.
Foi sem constranger-se que os envolvidos na composiรงรฃo, aprovaรงรฃo, produรงรฃo e divulgaรงรฃo dessa toada se colocaram em situaรงรฃo vexatรณria. Contudo, entendo que certos amadurecimentos polรญticos vรชm com constrangimento pรบblico.
Por isso, agradeรงo imensamente a todas que se indignaram. Especialmente, ร s minhas parceiras, amigas e colegas de profissรฃo da comissรฃo de artes, que reclamamos a feiura e desserviรงo dessa toada desde que ela passou por nรณs atรฉ agora.
O mundo bovino รฉ muito machista. Note-se que nรฃo hรก mulheres entre os artistas de ponta de alegorias nos bois Caprichoso e Garantido. Note-se que as compositoras mulheres dos bois, juntas, cabem nos dedos de uma mรฃo.
Note-se que hรก apenas uma levantadora de toadas oficial nos dois bois. Note-se que nenhum item individual masculino se apresenta exibindo o seu corpo semidespido.
Nรฃo hรก simetria de gรชnero nem em batucada e marujada, nem em vaqueirada, itens considerados como o reduto da velha guarda de suas comunidades.
Nรฃo lhes digo nenhuma novidade quando pontuo tais coisas, o mundo รฉ machista.
A maioria dos homens, inclusive os mais bem intencionados, muitas mulheres e membros das comunidades LGBTQIA+ nรฃo escapam ร naturalizaรงรฃo de ideias como a de que os corpos de meninas e mulheres sรฃo, em si, um convite ao sexo, fenรดmeno que foi nomeado como sexualizaรงรฃo.
Ao sexualizar os corpos de mulheres e meninas, impelimos a elas a aรงรฃo da seduรงรฃo. Assim, se um homem se sentir atraรญdo pelo corpo de uma mulher ou menina, a culpa รฉ dela, que o estรก provocando com o seu corpo.
Tais ideias socialmente naturalizadas, como se fossem um dado da natureza, a biolรณgica realmente, reforรงam o que se chama de cultura da violaรงรฃo.
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A cultura da violaรงรฃo nรฃo diz respeito apenas ร profusรฃo de atos sexuais nรฃo consentidos, mas a um conjunto de ideias que levam a comportamentos invasivos sobre o corpo de meninas e mulheres.
Uma outra ideia fortemente arraigada em nossa sociedade รฉ o racismo. O racismo nรฃo รฉ apenas os crimes de discriminaรงรฃo ou injรบria racial explรญcitos, ele estrutura a sociedade por meio de ideias. Dentre elas, a noรงรฃo de qual cor รฉ o corpo que serรก sexualizado.
Note-se que “Parintina rainha” nรฃo รฉ uma toada dirigida ร sinhazinha, que รฉ a menina branca da fazenda. As toadas feitas para a sinhazinha, a branca, a associam a uma princesinha, bailarina, mademoiselle (senhorita, em francรชs, pronome de tratamento formal que impรตe respeito).
Nada se fala sobre seu corpo como objeto de desejo sexual, mas sobre seus talentos de bailarina, sua virtude como mademoiselle, sua graรงa e beleza brancas.
A sinhazinha รฉ apaixonante, desperta nobres sentimentos.
Em oposiรงรฃo, temos em “Parintina rainha” um reforรงo ร ideia racista de que a menina โรญndia, cabocla, pirralha, trigueiraโ nรฃo tem outra virtude se nรฃo a sexual.
“Parintina rainha” jamais seria toada de uma sinhazinha em respeito a tudo o que ela representa, mas serviu ร parintina, a pirralha indรญgena descendente que brinca de boi no terreiro.
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Para quem ainda nรฃo entendeu a falรชncia mรบltipla da letra de “Parintina rainha”, farei um exercรญcio de interpretaรงรฃo.
A letra รฉ a descriรงรฃo de um ato sexual com uma โpirralhaโ, sinรดnimo de menina, que tem etnia e cor, pois รฉ uma menina indรญgena, cabocla e trigueira (que denota cor escura, marrom como o trigo, o cereal).
โParintina dengosa, fogosa, faceiraโ.
Sexualiza-se o corpo de uma menina, pois as virtudes da personagem parintina se resumem ร s sexuais.
โรndia, linda, cabocla, pirralha, trigueiraโ.
Note-se que parintina tem raรงa, cor e idade: uma crianรงa, indรญgena, cabocla e trigueira (morena)
โLevita, lateja, lampejaโ.
ร a descriรงรฃo de orgasmo de uma menina.
โIncendeia o terreiro pro boi balanรงarโ.
Incรชndio que, no caso, denota o desejo sexual, atiรงado por uma menina que danรงa em um lugar pรบblico, onde danรงa o boi.
โMe atiรงa, me alcanรงa, me laรงa; Me beija com graรงa, me faz delirar; Me ama, me denga, me benze; Me assanha na manha, eu sรณ quero te amarโ.
Todo esse trecho passa a ideia de que quem seduz e estรก sexualmente ativa รฉ parintina, a menina. O homem narrador da letra รฉ um seduzido, passivo, ele nรฃo tem agรชncia.
โร no compasso da toada, que eu te abraรงo; No emaranhado das tuas curvas, eu me encaixo; No caqueado do gingado, me alucino; E no teu colo, sou teu homem, teu meninoโ.
Novamente, o corpo da menina รฉ sexualizado, a sua danรงa tambรฉm, o trecho outra vez narra o ato sexual com a menina.
Se ainda assim, nada incomodar, recordo-lhes o que diz o Estatuto da Crianรงa e do Adolescente (lei federal 8.069/1990), em seu artigo 18:
โร dever de todos velar pela dignidade da crianรงa e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatรณrio ou constrangedorโ.
ร nosso dever legal com crianรงas e adolescentes zelar para que nรฃo sejam constrangidos. E a toada invoca imagens perversas.
Para o bem de todas as meninas parintinas e da cidade que dรก nome ร toada, pelo bem maior do festival como expressรฃo de uma cultura popular centenรกria, que dรก fama e sustenta financeiramente o municรญpio, e que รฉ o carro-chefe da cultura do Amazonas, estado que leva o nome de bravas guerreiras indรญgenas; pelo bem de tudo que conseguimos com a repercussรฃo da participaรงรฃo de Isabelle Nogueira, cunhรฃ poranga do boi Garantido, em um programa de televisรฃo com ampla repercussรฃo nacional; o mรญnimo que se espera da agremiaรงรฃo รฉ que retire a toada de seu รกlbum, das plataformas e de seu projeto de arena.
E que se desculpe.
A mรกcula estรก aรญ para os compositores e para os homens envolvidos na linha produtiva que jogou aos quatro ventos, como se nada demais fossem, as imagens contidas na toada.
*A autora รฉ antropรณloga.
Ilustraรงรฃo: Gilmal