Após três meses interditado, porto de Novo Airão volta a funcionar
Liberação aconteceu após o rio Negro, em Novo Airão, atingir a marca de 8,16 metros

Mariane Veiga
Publicado em: 03/01/2024 às 22:13 | Atualizado em: 03/01/2024 às 22:39
O porto de Novo Airão, no interior do Amazonas, voltou a funcionar, nesta quarta-feira (3), após ficar interditado por três meses por causa da seca histórica de 2023.
A liberação para o funcionamento do porto aconteceu após o rio Negro, na cidade, atingir a marca de 8,16 metros. A cota representa quase 5 metros a mais de água desde o fim da vazante.
O frentista “Cacá do Frete” lembrou das dificuldades no embarque e desembarque durante o período de seca.
“Nós passávamos um sufoco muito grande com o porto. A gente ia para outros portos e nos expulsavam, e graças a Deus, o rio encheu e liberaram o porto hoje para nós,. Ficou 100%”.
A retomada de atividades no porto de Novo Airão também beneficia o turismo, uma das principais fontes de renda do município. A cidade é considerada ‘paraíso ecológico’.
“Fica mais fácil, com certeza, porque tinha a dificuldade de chegar no veículo com as bagagens e clientes, e também pessoas de terceira idade”, explicou o operador de turismo Oziel Tito.
Leia mais no G1.
Leia mais
Prefeitura de Novo Airão lança concurso público com salário de R$ 8 mil
Foto: reprodução/cmexploreramazonia