Barbalho Ă© reeleito para chefiar governadores da AmazĂ´nia Legal
Governador do ParĂ¡ vai sediar a COP30 em 2025.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas*
Publicado em: 04/02/2024 Ă s 11:36 | Atualizado em: 04/02/2024 Ă s 11:36
Com apoio dos nove Estados, o governador do ParĂ¡, Helder Barbalho, foi reeleito por unanimidade para comandar o ConsĂ³rcio da AmazĂ´nia Legal atĂ© 31 dezembro de 2024.
Entre as realizações do governador do ParĂ¡ em seu primeiro ano na presidĂªncia do ConsĂ³rcio, destaca-se a estruturaĂ§Ă£o de um sistema de compras compartilhadas.
Dessa forma, os estados membros do CAL – Acre, AmapĂ¡, Amazonas, Mato Grosso, MaranhĂ£o, ParĂ¡, RondĂ´nia, Roraima e Tocantins – podem realizar a aquisiĂ§Ă£o de itens e serviços de forma conjunta atravĂ©s da Autarquia. E, portanto, assim obterem vantagens com uma economia de escala em recursos humanos e financeiros. Â
EstĂ¡ em fase de finalizaĂ§Ă£o a primeira licitaĂ§Ă£o internacional neste formato, para compra de munições, a fim de atender as secretarias de Segurança PĂºblica de toda a AmazĂ´nia Brasileira.
Como presidente do ConsĂ³rcio, o governador Helder Barbalho participou das negociações para estruturaĂ§Ă£o e lançamento do Fundo Multidoador para o desenvolvimento sustentĂ¡vel da AmazĂ´nia.
Isso foi feito em parceria com a ONU e tendo um comitĂª gestor integrado por trĂªs ministĂ©rios (Relações Exteriores, Planejamento e Desenvolvimento Social e Combate Ă Fome), o ConsĂ³rcio da AmazĂ´nia Legal e a prĂ³pria ONU.
AlĂ©m de atuar no combate ao desmatamento, esse fundo capta recursos para outras Ă¡reas, como projetos de saneamento, educaĂ§Ă£o, bioeconomia e indĂºstria.
Por ser mais abrangente, o Fundo pode empregar recursos em Ă¡reas que visam o desenvolvimento econĂ´mico e social. Ele Ă© considerado complementar ao Fundo AmazĂ´nia, focado no combate ao desmatamento.
Leia mais
Lima endossa escolha de Barbalho à chefia de governadores da Amazônia
Segundo mandato
Neste segundo ano de atuaĂ§Ă£o do governador, o ConsĂ³rcio planeja ampliar o sistema de compras compartilhadas para outras Ă¡reas, como regularizaĂ§Ă£o fundiĂ¡ria, saĂºde, educaĂ§Ă£o e infraestrutura.
Ações como a melhoria dos serviços de ATER (assistĂªncia tĂ©cnica e extensĂ£o rural), estruturaĂ§Ă£o dos Ă³rgĂ£os estaduais de governança fundiĂ¡ria, fomento da cultura como geradora de emprego e renda e melhoria na gestĂ£o escolar tambĂ©m estĂ£o no radar da instituiĂ§Ă£o.
AlĂ©m disso, o governador do ParĂ¡ vai sediar a COP30 em 2025, e deverĂ¡ trabalhar junto com os demais estados para que o evento resulte em legados e conquistas importantes para toda a regiĂ£o AmazĂ´nica.
Sobretudo, a floresta estĂ¡ no centro do debate mundial sobre mudança climĂ¡tica e o governador defende que o Norte Global financie ações necessĂ¡rias para combater o desmatamento na AmazĂ´nia e desenvolver uma economia que faça a floresta viva valer mais do que a floresta morta.
A uniĂ£o dos Estados no ConsĂ³rcio nos fortalece para enfrentar os desafios e tambĂ©m para valorizar oportunidades. A realizaĂ§Ă£o da COP pela primeira vez na AmazĂ´nia nos permitirĂ¡ mostrar ao mundo a realidade brasileira da maior floresta tropical do planeta, onde vivem 29 milhões de pessoas. A discussĂ£o de qualquer soluĂ§Ă£o envolvendo a AmazĂ´nia precisa necessariamente conciliar vocações econĂ´micas com inclusĂ£o social e valorizaĂ§Ă£o da biodiversidade. É com esse norte que trabalhamos para acelerar o desenvolvimento sustentĂ¡vel da AmazĂ´nia Legal, diz o governador Helder Barbalho.
COP
Da mesma forma, no ParĂ¡, toda a organizaĂ§Ă£o para receber a COP no ano que vem estĂ¡ sendo pensada de forma a trazer conquistas permanentes para a BelĂ©m.
Por exemplo, como Ă© o caso do Parque da Cidade, que estĂ¡ sendo construĂdo para sediar o evento e que serĂ¡ em um espaço multidisciplinar com edificações, paisagismo e instalações esportivas voltado para promoĂ§Ă£o de qualidade de vida, lazer, interaĂ§Ă£o, cultura, arte e bem-estar da populaĂ§Ă£o.
*Com informações da AgĂªncia ParĂ¡