Barcelos se destaca na adimplência de obrigações fiscais junto ao Cauc

Segundo a prefeitura, Barcelos já cumpria suas obrigações antes da epidemia do coronavírus

Publicado em: 06/04/2021 às 13:02 | Atualizado em: 06/04/2021 às 21:02

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Barcelos é a única cidade do Amazonas em dia com as obrigações fiscais junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc).

Trata-se de setor do Tesouro Nacional que cuida de execução de convênios da União com estados e municípios. É uma espécie de SPC/Serasa das prefeituras, que são avaliadas pela adimplência, prestação de contas, transparência e cumprimento de obrigações legais.

“Nossa Mariuá é, neste momento, a única cidade do Amazonas sem pendências no Cauc”, disse o prefeito Edson Mendes. Conforme ele, é uma conquista do esforço da administração de Barcelos a partir de 2017.

Segundo a informação da secretaria de finanças da prefeitura, Barcelos já cumpria suas obrigações antes da epidemia do coronavírus (covid). E manteve-se assim durante os períodos mais duros da crise provocada no país pela doença.

De acordo com Mendes, Barcelos esteve na lista negra dos órgãos de controle por muitos anos pela má gestão do dinheiro público. Dessa forma, era impedida de fazer convênio e receber repasses de recursos.

Hoje essa é uma realidade que ficou para trás, segundo o prefeito. O município voltou a fazer parcerias com os governos e a cidade agora ganha obras importantes.

Leia mais

Governo do Amazonas investe no potencial turístico de Barcelos

Foto: Reprodução/Facebook