BB fechará agência e postos em três municípios amazonenses

Em janeiro deste ano, a direção do Banco do Brasil anunciou o encerramento de 361 unidades no país, sendo 112 agências e 243 serão rebaixadas a postos de atendimento

bb, agencia, postos, amazonenses

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 17/02/2021 às 19:58 | Atualizado em: 17/02/2021 às 20:13

Mal começou o ano legislativo e a bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, já tem demanda urgente para resolver: tentar impedir o fechamento de uma agência e dois pontos de atendimento do Banco do Brasil em Autazes, Iranduba e Rio Preto da Eva.  

A coordenação da bancada amazonense, comandada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e pelo deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) – coordenador e subcoordenador, respectivamente – ainda não se reuniu para definir as prioridades de 2021. 

Mas, informações obtidas pelo BNC, dão conta de que essa reunião da bancada, que também deverá manter o nome do senador Omar Aziz à frente da coordenação, ocorrerá na próxima semana.  

Entretanto, já tem parlamentar preocupado com o fim do atendimento bancário nos três municípios do Amazonas.  

“Penso que nós, deputados e senadores do estado do Amazonas, devemos nos unir em torno dessa demanda tão importante, pois, o fechamento de agência bancária e pontos de atendimento em três municípios vai afetar a economia, os empregos e a população de modo geral”, declarou o deputado Átila Lins (PP-AM).

Banco revela 

Foi o decano da bancada amazonense quem recebeu a informação da assessoria do Banco do Brasil, em Brasília, sobre o fechamento da agência de Autazes e dos postos de Iranduba e Rio Preto da Eva.  

“Eu demandei sobre o assunto porque há vários dias que se fala em fechamento de agências do BB em todo o país e eu me interessei para saber como estava o Amazonas nesse cenário de reestruturação”, disse Lins. 

Em janeiro deste ano, a direção do Banco do Brasil enviou comunicado aos agentes de mercado e à imprensa serão encerradas 361 unidades, sendo 112 agências. Outras 243 agências serão rebaixadas à categoria de postos de atendimento.

Polo agropecuário e mineral 

A tentativa de reverter a decisão do BB de encerrar suas atividades bancárias, principalmente, em Autazes (122 km de Manaus) é porque o município e um dos mais importantes polos agropecuário do estado, figurando entre os maiores criadores de gado e produtores de leite.  

Átila Lins lembra ainda que Autazes é importante no cenário econômico do estado pela sua potência como grande produtor de silvinita, mineral responsável pela transformação de potássio.  

O Banco do Brasil tem 39 agências e oito pontos de atendimento no Amazonas, dos quais  22 agências e seis pontos de atendimentos estão na capital, Manaus.

Caixa Econômica 

Ainda na esfera bancária, o deputado Átila vai propor, na primeira reunião da bancada amazonense, que os parlamentares do Amazonas se juntem a ele para ampliar o número de agências da Caixa Econômica Federal (CEF) no estado.

Deputado Átila Lins
Foto: Cláudio Andrade/Câmara dos Deputados – 24/9/2019

  

De acordo com o parlamentar, a direção da CEF acaba de anunciar a abertura de 75 novas agências em todo o país. Para a Região Norte, serão 19 unidades, distribuídas entre o Pará (16), Amazonas (2) e Rondônia (1).  

E um dos critérios para esse rateio de agências é a população, que ficou estipulada em municípios a partir de 40 mil habitantes. 

As duas novas agências da CEF estão previstas para serem instaladas em Benjamin Constant e em São Gabriel da Cachoeira. 

Com inclusão dessas duas novas agências, o Amazonas passará a contar com 19 agências da Caixa Econômica Federal no interior.

Indicação ao governo 

Para tentar ampliar o número de agências da Caixa,  Lins apresenta nesta quinta-feira (18) uma indicação para que o critério populacional seja reduzido para 30 mil e não mais 40 mil habitantes para instalação de agência da CEF. 

“A minha indicação ao presidente da República, ao ministro da Economia e ao presidente da CEF é no sentido de abrir mais sete agências em Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Carauari, Boca do Acre, Fonte Boa, Codajas e Barreirinha”, explicou o parlamentar.  

O decano afirma ainda que é preciso aumentar o número de agências do Banco da Amazônia no estado.  

De acordo com ele, o Basa tem apenas oito agências nos seguintes municípios: Coari, Boca Acre, Humaitá, Carauari, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Tefé. 

Foto: bbprevidencia.com/reprodução