Beiradão está em vias de se tornar patrimônio cultural do AM

Na foto, orquestra de Beiradão do Amazonas reportada no programa Som Brasilis, na rádio Senado.

Beiradão senado

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/08/2023 às 10:25 | Atualizado em: 31/08/2023 às 10:27

Ritmo que movimenta festas nas periferias das cidades e comunidades ribeirinhas amazônicas, o Beiradão caminha para se tornar Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Projeto com esse reconhecimento foi aprovado ontem pelo plenário da ALE-AM, por unanimidade. Agora, o texto segue para a sanção do governador Wilson Lima (União Brasil).

O autor do projeto de lei é o deputado estadual Sinésio Campos (PT), entusiasta do ritmo.

Na justificativa da lei, o petista mostra a relação histórica do Beiradão com o interior do Amazonas. Ele vai buscar o elo com a região desde o primeiro ciclo do auge da borracha, entre 1880 a 1910.

O parlamentar diz que a música, resultado de influência de vários ritmos nacionais e internacionais e de instrumentos trazidos pelo seringueiro vindo do Nordeste, domina as festas ribeirinhas do extremo leste do Estado (Parintins) ao extremo oeste, fronteira com a Colômbia e Peru.

Para ele, o Beiradão também aquece uma cadeia econômica. Sinésio cita a organização dos eventos e dos postos de trabalho que se abrem com atividades para os organizadores das festas e dos músicos que trabalham no setor.

Expoentes do Beiradão

Entre os principais nomes do Beiradão do Amazonas está Teixeira de Manaus, sucesso dos anos de 1980 e 1990, que em 1983 conquistou o Disco de Ouro pela gravadora Copacabana.

Na época, ele foi o único artista a superar, em venda, o rei Roberto Carlos. Seu sucesso mais conhecido é Deixa Meu Sax Entrar.

Além dele, no sax, destacam-se também Chico Caju, Chiquinho David.

Ainda deles, podem ser citados, na guitarra, Ozéas da Guitarra, Magalhães da Guitarra e André da Guitarra.

Beiradão em alto estilo

Sempre em alta, o Bairadão ganhará um espaço de alto padrão em Manaus. Será no próximo dia 14 de outubro, com o lançamento da banda de beiradão China e os Astronautas.

O evento ocorrerá na disputada casa Luar do Auaicurapá, no Vieiralves.

China e os Astronautas será a formação comandada pelo baterista China, da banda Carrapicho, e os astrounautas são Neil Armstrong, Junior Armstrong e Neto Armstrong, família de violonistas que hoje domina a produção musical do Amazonas.

Neil Armstrong é nada menos que regente adjunto da Orquestra de Violões do Amazonas. Junior Armstrong é considerado um gênio das cordas em pleno desenvolvimento.

Foto: Reprodução/Rádio Senado