BR-319: travessias dos rios Curuçá e Autaz-Mirim são liberadas
BR-319 tem travessias liberadas para veículos leves e volta ao centro do debate em Brasília.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 05/06/2025 às 20:11 | Atualizado em: 05/06/2025 às 20:11
As travessias sobre os rios Curuçá (km 23,30) e Autaz Mirim (km 24,60), na BR-319/AM, estão liberadas para o tráfego de veículos leves. Já o tráfego de veículos pesados, está sendo feito de maneira controlada pela equipe de campo do Dnit, estando proibido o tráfego dos referidos veículos no período noturno, entre 18h e 6h.
Porém, todos os serviços não se encontram finalizados, podendo haver paralisações para manutenção do acesso e realização de demais obras durante o dia. O alerta é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Na última segunda-feira (2/6), o órgão do Ministério dos Transportes comunicou a interrupção total do tráfego da BR-319/AM, no km 23,30, devido ao rompimento do acesso à balsa, causado pela forte correnteza do rio Curuçá. A situação impediu a passagem de veículos, especialmente caminhões, carretas e outros de grande porte.
Dessa forma, houve a recomendação para que os usuários, em especial os transportadores de carga com destino a Autazes e demais localidades da região, utilizassem as balsas que operam normalmente com destino ao porto da Gutierrez e ao Careiro da Várzea.
Já as balsas do porto do Careiro tiveram que fazer um desvio temporário, com parada após a ponte, na altura do km 12 da BR-319, para permitir que os veículos seguissem viagem pela rodovia.
Após o anúncio da interrupção do tráfego na BR-319, deputados e senadores do Amazonas se posicionaram sobre a situação e cobraram providências dos Ministérios dos Transportes.
“A responsabilidade dessa obra foi entregue ao DnitT, mas não houve reparo. Não dá mais para aceitar improvisos. Precisamos de soluções definitivas: reconstruir as pontes que ruíram e asfaltar, de uma vez por todas, a BR-319”, disse o deputado Pauderney Avelino (União-AM).
Por sua vez, o deputado Fausto Jr.(União-AM) se reuniu nesta quarta-feira (4/6) com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Orlando Machado, para tratar da situação crítica da ponte sobre o rio Curuçá, no km 23 da BR-319, que voltou a colapsar no último dia 31 de maio.
“Precisamos cobrar de Brasília mais apoio técnico para o DNIT no Amazonas. Com a estrutura atual, não há condições de oferecer a assistência necessária para resolver o problema de forma definitiva. É lamentável constatar que o DNIT nacional não está dando a devida atenção a essa situação”, afirmou Fausto Jr.
Pavimentação da BR-319
A tão falada, discutida e propagada BR-319 (Manaus-Porto Velho) voltou a ser tema de debate em Brasília. Nesta quinta-feira (5/6), a secretária nacional de Transporte Rodoviário, do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, enfatizou que as obras de infraestrutura não podem estar dissociadas da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Dessa forma, ela usou como exemplo a pavimentação da BR-319 (Manaus-Porto Velho), que chamou de essencial para o desenvolvimento do Amazonas e de toda a região Norte.
Isso ocorreu durante a realização da 2ª Conferência Diálogos Amazônicos, evento da Fundação Getúlio Vargas e Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam),
“Fizemos um projeto para a BR-319, não só para as obras de arte, que caíram com o fenômeno das terras caídas, e gente conseguiu o licenciamento. Agora, iniciamos a execução de obras, mas também para demais trechos precisam de uma atuação intensa para a gente obter o licenciamento”, declarou Viviane Esse.
Retomada
A secretária do Ministério dos Transportes lembrou da criação do grupo de trabalho para propor saídas ao licenciamento do trecho do meio da Manaus-Porto Velho, que já foi pavimentada. Disse que é importante a retomada da estrada e citou o caso da falta de oxigênio na época da pandemia.
“A gente teve cenas horríveis, por exemplo, na época da pandemia, com caminhões de oxigênio atolados. Isso é muito triste para um brasileiro, não só para a população, mas para todos nós”, declarou.
Questionada pelo BNC, se ela acredita que o Ministério dos Transportes, o governo do presidente Lula da Silva, vai conseguir asfaltar a BR-319, Viviane Esse afirmou que todo o trabalho está sendo feito para que isso ocorra.
Citando a iniciativa do poder Legislativo, a lei que altera o licenciamento ambiental, a secretária do MT aguarda solução, via Congresso Nacional, para voltar a analisar a licença da Manaus-Porto Velho e dar celeridade à pavimentação.
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“Nós fizemos um projeto, ouvimos a população, o setor produtivo, apresentamos a proposta aos setores relacionados ao meio ambiente. Por isso, acreditamos que podemos pavimentar a rodovia, monitorar o tráfego já que esse é um limitador dessa pavimentação por conta do desmatamento. Mas, o ministério, o governo consegue fazer esse monitorando de quem entra e quem sai. Assim, com o asfaltamento, conseguiremos levar o benefício para população poder trafegar pela BR-319, como já foi feito no passado, claro, preservando o meio ambiente”, declarou Viviane Esse.
Foto: divulgação/Cieam