Carnailha arrasta multidão na primeira noite
Amanhã, a TV Globo vai transmitir o evento para toda a Amazônia. Será primeira disputa do ano entre Garantido e Caprichoso

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 12/02/2024 às 06:55 | Atualizado em: 12/02/2024 às 13:24
O Carnailha 2024 começou na noite deste domingo de Carnaval, em Parintins, arrastando uma multidão pela Paraíba.
A Paraíba é a avenida que cruza a parte de trás do Bumbódromo, em junho local de concentração das alegorias de disputa entre Garantido e Caprichoso. Porém, em fevereiro, ela vira avenida do samba.
Diversidade
A primeira noite do maior carnaval do interior da Amazônia foi comandada pelos blocos irreverentes. As Tiazinhas, Invasão na Folia, Lagarto Salgado, Chitara na Chapada e os Piratas, que o disputam o título da modalidade, levaram ao desfile uma festa em respeito à diversidade.
Esses blocos marcam suas apresentações com foliões homens, fantasiados de mulher, e mulheres, de homem.
Segunda noite
Na segunda noite, hoje, será a vez dos blocos especiais. Eles são grupos carnavalescos, que evoluíram para o formato de escolas de samba, desenvolvendo erredo próprio e levando grandes alegorias para a avenida.
Carnaboite
Mas, na cidade, a grande espectativa é para a terceira e última noite do Carnailha, amanhã. É que este ano o desfile será transmitido pela TV Globo para toda a Amazônia Legal.
O sinal, em TV aberta, só não será exibido em Belém do Pará.
Tanta expectativa explica-se pelo centro do espetáculo, os bumbás Garantido e Caprichoso. Neste ano, os bois vão fazer a primeira disputa do ano, no Carnaval.
Diferente dos outros anos, neste, os bumbás vão levar para avenida todos os itens que se apresentam e disputam no fim de junho, na arena do Bumbódromo.
Com um detalhe, nos bastidores as agremiações foclóricas já se provocam, dando o tom de como vai encerrar o Carnailha 2024.
Diante disso, prevê-se uma antecipação do festival foclórico em pleno Carnaval.
Foto: BNC Amazonas
Assista à transmissão do BNC