Caso Deusiane: MP-AM critica absolvição de policiais suspeitos e recorre

Promotoria questiona validade das provas que inocentaram policiais militares do Amazonas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/09/2025 às 21:00 | Atualizado em: 30/09/2025 às 21:25

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da 25ª Promotoria de Justiça com atuação na vara de auditoria militar, anunciou neste dia 30 de setembro que irá recorrer da decisão que absolveu os policiais militares acusados de envolvimento na morte da soldado Deusiane da Silva Pinheiro, ocorrida em 2015 dentro de quartel da Polícia Militar em Manaus.

O julgamento ocorreu na Justiça militar estadual, já que o caso foi classificado como crime militar praticado contra militar.

O processo foi analisado pelo Conselho Permanente de Justiça, formado por um juiz de direito, que preside a sessão, e quatro juízes militares.

Por maioria de votos (3 a 2), os réus foram absolvidos.

Leia mais

MP-AM vai recorrer da absolvição de policiais suspeitos da morte de Deusiane

Promotoria critica avaliação das provas

Segundo o promotor Igor Starling, titular da 25ª promotoria do MP-AM, a decisão foi equivocada, sobretudo pela forma como as provas foram analisadas.

⁠“A discordância se apoiou, em grande medida, nos depoimentos dos próprios réus, inclusive daqueles que também respondiam por falso testemunho. Essa versão acabou embasando a reconstituição do crime, o que comprometeu a busca pela verdade dos fatos”, afirmou.

Recurso apresentado

Com a publicação da sentença, o MP-AM informou que recorrerá da decisão.

⁠“O MP-AM reafirma seu compromisso com a correta aplicação da lei e com a defesa da ordem jurídica, especialmente em casos que envolvem a vida de agentes de segurança pública”, completou Starling.

Foto: Raphael Alves/TJ-AM