Catedral de Manaus ameaça desabar na acolhida a cardeal e é interditada

Igreja católica programou para este sábado evento para receber o recém-nomeado cardeal Leonardo Steiner. Problema foi em pilar da entrada da matriz

Catedral de Manaus

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 03/09/2022 às 13:05 | Atualizado em: 03/09/2022 às 13:05

A defesa civil interditou a Catedral Metropolitana de Manaus de Nossa Senhora da Conceição nesta sexta, dia 2 de setembro. A medida é após risco de desabamento da área frontal da matriz da igreja católica. Um dos pilares do prédio histórico se soltou e corre risco de ruir o mezanino de entrada.

Conforme informou a administração da matriz à defesa civil, no final da tarde da sexta-feira essa coluna se soltou. “A coluna centenária é de madeira. Pensávamos que era de concreto”, disse o padre Joaquim Hudson Ribeiro.

O problema foi vistoriado pela Secretaria de Cultura do estado e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O prédio no centro de Manaus é tombado como patrimônio histórico e cultural.

Acolhida na catedral de Manaus

Os católicos programaram para hoje (3) o evento de acolhida do cardeal Leonardo Steiner, recém-nomeado pelo Vaticano. A previsão era que a homenagem fosse na catedral de Manaus, com presença de autoridades civis e religiosas.

Leia mais

Lula e Alckmin parabenizam papa por nomear cardeal o arcebispo de Manaus

Foto: reprodução/internet