CMA festeja Dia do Exército com ação de cidadania na Ponta Negra

A programação inclui atividades como passeio ciclístico e apresentação da banda de música do CMA.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas *

Publicado em: 10/04/2024 às 11:40 | Atualizado em: 10/04/2024 às 11:42

Uma ação de cidadania na Ponta Negra, na orla do rio Negro, zona Oeste, vai comemorar neste domingo (14/4) o Dia do Exército, em um ato organizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

Conforme o CMA, haverá atendimentos gratuitos, das 9h às 19h30, em saúde, vacinação de adultos e crianças e de animais domésticos, doação de sangue, emissão de documentos e serviços da junta militar.

Toda essa programação é em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam).

Além disso, na comemoração da força armada, o CMA programou para o público exposições de materiais militares e demonstrações em motocicletas, cães de guerra, apresentação da banda de música, entre outras atividades.

 Programação

A abertura do evento comemorativo é às 9h, na Ponta Negra.

Serviços de saúde e de cidadania já estarão disponíveis para a população.

Igualmente, a exposição de materiais de emprego militar.

Às 16h ocorrerá um passeio ciclístico pelo complexo turístico da praia da Ponta Negra, seguida de apresentação da banda de música do CMA.

 Sobre o Dia do Exército

O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 376 anos de história.

A existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia.

O Dia do Exército Brasileiro remete à primeira Batalha dos Guararapes, em 1648, quando, pela primeira vez na história do Brasil, surgiu a palavra Pátria, ocasião em que brasileiros de todos os matizes lutaram juntos contra invasores holandeses.

O fato histórico evidenciou a união do povo em defesa dos valores e da unidade territorial brasileira.

Essa importante celebração não apenas homenageia a história do Exército Brasileiro, mas também reconhece personalidades civis e militares que colaboraram com o Exército em ações relevantes.

Fonte: CMA

Foto: reprodução CMA