Com prefeito foragido, câmara de Borba põe vice no lugar
Vice-prefeito tomou posse ontem à noite de mandato interino

Mariane Veiga
Publicado em: 28/05/2023 às 10:00 | Atualizado em: 28/05/2023 às 20:39
A Câmara Municipal de Borba (AM) empossou neste sábado (27) o novo chefe do Executivo local.
Zé Pedro Graça (PSD), vice-prefeito da cidade, tomou posse ontem à noite a mandato interino que pode durar até 90 dias.
Ele pode inclusive cumprir o mandado até o dia 31 de dezembro do ano que vem.
Zé Pedro assumiu o cargo porque o titular, Simão Peixoto, está foragido desde o dia 23, quando sua administração foi alvo de uma operação policial.
O prefeito, já afastado, é investigado por corrupção. Segundo o Ministério Público do Amazonas, entre outras irregularidades, ele usava empresas de parentes para desviar dinheiro público para conta pessoais.
A posse de ontem, porém, foi apenas para cumprir formalidade. Isso porque já havia ordem para o afastamento de Peixoto do cargo.
Leia mais
MP-AM não informa quem foi preso na operação em Borba
Borba
Borba é um município de 268 anos de fundação e 134 anos de emancipação, cuja economia é baseada no setor primário. Tem expressiva produção de frutas como mamão, maracujá, laranja, banana, abacate e limão. Também se destaca na pecuária.
O rebanho de bovinos e suínos, assim como a grande quantidade de galinhas poedeiras e de abelhas produtoras de mel geram ocupação e renda na cidade.
Foto: divulgação