Analistas do Bradesco BBI estimam o que possa acontecer em relação ao consumo de alimentos e bebidas após o término da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Um cenário com 50% menos consumo fora de casa levaria, por exemplo, a uma queda de 21% nas vendas de cerveja no Brasil.
É o que estima Leandro Fontanesi, especialista em análise dos setores de alimentos e bebidas.
Nacionalmente, 58% das pessoas preferem beber cerveja quando estão fora de casa, no entanto apenas 19% têm preferência pela bebida domesticamente.
Por outro lado, o mesmo cenário levaria a um aumento de 11% no consumo de bebidas não alcoólicas, pelos cálculos do BBI.
Segundo o analista, o impacto para a Ambev (ativo=ABEV3]) seria de queda de 3% no Ebitda no caso mais moderado (diminuição de 10% nas atividades fora de casa) e de 14% no caso mais extremo (redução de 50%).
Do ponto de vista de alimentos, o estudo aponta para uma queda de 4% no consumo de proteínas na soma de Estados Unidos, China e Brasil.
De forma segmentada, espera-se queda de 25% no consumo de peixe, 60% para porco e 15% alimentos processados.
De acordo com Fontasesi, dado que os mercados de proteínas são interconectados, há preocupação que os preços para carne e frango globalmente sofram com tal queda na demanda.
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Foto: Reprodução/Ambev