COP-30: técnicos da ONU chegam a Belém para preparativos finais

Missão da ONU acompanha últimos ajustes das obras e garante que Belém esteja pronta para receber o maior evento climático do planeta.

COP-30: técnicos da ONU chegam a Belém para preparativos finais

Da redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/10/2025 às 15:45 | Atualizado em: 10/10/2025 às 15:45

A equipe técnica da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) já está em Belém para acompanhar a reta final de preparação da 30ª Conferência das Partes (COP-30), que será realizada em novembro na capital paraense.

Composta por 25 especialistas, a missão da ONU desembarcou no Pará para verificar a conclusão das obras e a implementação da infraestrutura necessária para o evento climático mais importante do planeta.

De acordo com o portal DOL, a chegada do grupo marca o início da fase operacional da conferência, com atenção especial às áreas de segurança, saúde, mobilidade e credenciamento.

Tradicionalmente, os técnicos da UNFCCC chegam cerca de 30 dias antes do início da COP para supervisionar a montagem das estruturas oficiais, testar os sistemas integrados e assegurar que todos os serviços e equipamentos funcionem de forma adequada durante o encontro internacional.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou o avanço das obras e o comprometimento do governo estadual com o sucesso do evento.

“Estamos muito felizes em recebê-los. Puderam ver que já estamos com praticamente todas as obras prontas e agora entramos na fase da implementação de tudo que já foi estudado e preparado para este evento, que sem dúvida será a melhor COP de todos os tempos”, afirmou.

A COP-30 reunirá líderes mundiais, cientistas, ativistas e representantes da sociedade civil em um debate global sobre as mudanças climáticas, consolidando Belém como a capital da agenda ambiental em 2025.

Leia mais no DOL.

Leia mais

Lula promete levar compromissos de crianças e adolescentes à COP-30

Foto: Agência Pará/divulgação