Coronavírus põe 54 municípios do AM em calamidade ou emergência

Levantamento da Associação Amazonense de Municípios e corresponde às últimas duas semanas

Israel Conte

Publicado em: 09/04/2020 às 19:17 | Atualizado em: 09/04/2020 às 19:23

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) já fez 54 das 61 prefeituras do interior decretarem estados de calamidade ou emergência.

O levantamento divulgado nesta quinta-feira, dia 9, é da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e corresponde às últimas duas semanas.

Fazem parte dos municípios que estão em calamidade Amaturá, Beruri, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Codajás, assim como Nhamundá, Tapauá e Tefé.

Além disso, outros 46 municípios decretaram emergência, entre eles Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira e em Alerta dois municípios (Tabatinga e Urucará).

A capital Manaus decretou emergência em 13 de março.

 

Leia mais 

Arthur decreta emergência com coronavírus e antecipa 13º salário de idosos

 

Anamã, Barcelos, Eirunepé, Japurá e Novo Aripuanã, no entanto, ainda não publicaram qualquer tipo de decreto.

Ações imediatas

De acordo com o presidente da AAM e prefeito de Maués, Junior Leite (PSC), além da pandemia de covid-19, outro ponto de atenção dos prefeitos é quanto ao período de chuvas e possíveis cheias dos rios no interior do Estado nos próximos meses.

“Historicamente, muitos municípios do interior sofrem e ficam isolados nesta época do ano. Estamos fazendo o acompanhamento junto às prefeituras e alertando aos órgãos estaduais para a situação, providências e ações preventivas”, afirmou Junior Leite.