Coronavírus dispara no interior e casos superam Manaus neste dia 7
Até abril, Manaus respondia por mais de 80% dos casos de coronavírus no Amazonas. Interior do estado mostra tendência de superar a capital

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 07/05/2020 às 21:25 | Atualizado em: 07/05/2020 às 21:26
Nas últimas 24 horas, o Amazonas confirmou mais 856 contaminadas pelo coronavírus (covid-19). O destaque nesse dado é que, pela primeira vez durante a pandemia, o interior do estado superou os números da capital.
Dessa maneira, dos 856 novos casos, 433 foram de pessoas testadas em 53 dos 61 municípios do Amazonas. Isso representa 50,5% dos casos confirmados para este dia. Assim sendo, os casos restantes, 423 (49,5%), são de Manaus.
Portanto, esse dado retrata o avanço do coronavírus no interior e corrobora uma tendência que vem se firmando nos últimos boletins oficiais. E com alta velocidade.
Manaus, até abril, chegou a beirar 90% das ocorrências de coronavírus no estado. Hoje, essa distribuição da doença caminha para ficar meio a meio. Até este 7 de maio, a capital concentra 58,3% e os demais municípios já alcançam 41,6%.
Em resumo, o boletim da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), que revela os casos de pessoas que foram atendidas pelo sistema, aponta que hoje são 10.099 confirmados com a doença.
Desses, 5.897 são em Manaus e 4.202 no interior do estado.
Leia mais
Movimentos sociais do AM cobram ações urgentes pelo isolamento social
Amazonas é terceiro do país em enfermeiros mortos pelo coronavírus
Cenário do interior
Dos 53 municípios, Manacapuru segue liderando em casos confirmados (700) e óbitos (42). É mais que o dobro do segundo lugar, Parintins (324).
Em seguida vêm cidades do alto rio Solimões, na região da tríplice fronteira, que são Tabatinga (292) e Santo Antônio do Içá (226).
No somatório dos mortos pelo coronavírus, o interior tem 563 registrados oficialmente.
Além de Manacapuru, há óbitos em mais 33 municípios. Destaque negativo para Coari (26), Parintins (23), Tabatinga (18), Itacoatiara (17), Autazes (16), Maués (16), Iranduba (13) e Tefé (12), todos na casa de dois dígitos.
Leia mais
Deputados aprovam projetos que reabrem igrejas e consultórios no Amazonas
Vala comum do coronavírus foi destino de professor tikuna em Manaus
Escalada das mortes
Quanto às vítimas fatais, o Amazonas sofreu a perda de mais 55 pessoas para o coronavírus nas últimas 24 horas. Dessa forma, o total de mortos no estado é hoje de 806, considerando as notificações oficiais.
Porém, além desse número, há 120 mortos que aguardam resultado de teste para saber se o coronavírus influenciou no óbito. De ontem para hoje, outros 44 foram descartados.
Leia mais
Coronavírus explode no Amazonas e novos casos em um dia passam de mil
Sem lockdown, explodem aglomerações na zona preferida do coronavírus
Internados e tratados em casa
De acordo com a FVS, estão internadas nos hospitais públicos e particulares há 1.747 pessoas, entre confirmados e suspeitos de coronavírus.
Assim sendo, 386 ocupam leitos de UTI por estarem em estado grave da doença. Desses acamados, 222 são na rede pública, e os demais, na particular.
Além dos 1.747 internados, mais 2.699 pessoas confirmadas com coronavírus são tratadas em casa.
Conforme o órgão do governo, 6.159 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.
Foto: Divulgação/FVS
Tags
- amazonas
- bnc amazonas
- boletim
- cidade
- coari
- Coronavírus
- coronavírus Amazonas
- coronavírus manaus
- covid-19
- estado
- Fundação de Vigilância em Saúde
- fvs
- interior
- internados
- isolamento
- manacapuru
- Manaus
- mortes
- mortos
- óbitos
- pandemia
- parintins
- santo antônio do içá
- Saúde
- Tabatinga
- teste
- tríplice fronteira
- vírus
- vítimas