Covid volta a atacar no Amazonas e TCE alerta governo e prefeituras
Recomendações são para fortalecer, preventivamente, a capacidade de resposta do sistema de saúde em todo o estado às demandas emergenciais.

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 20/02/2024 às 11:39 | Atualizado em: 20/02/2024 às 11:49
Um alerta do Tribunal de Contas (TCE-AM) foi emitido nesta terça (20) ao Governo do Estado e prefeituras dos 62 municípios diante do aumento de casos de covid-19 (coronavírus) no Amazonas neste início de ano.
Em documento publicado em diário oficial, o órgão, por meio da sua Secretaria de Controle Externo, recomenda a necessidade de medidas preventivas.
Além disso, sugere reforço de ações de tratamento de síndromes respiratórias.
Por exemplo, o TCE cita a realização de campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara, e higienização.
Leia mais
Amazonas tem alerta da Fiocruz para cuidado com covid no carnaval
Testar e vacinar
Outras providências recomendadas são a volta dos testes de covid, rastreamento de casos de contaminação e vacinação mais eficiente da população.
Ao mesmo tempo, os governos estadual e municipais devem avaliar, frequentemente, a eficácia das medidas adotadas e monitorar a capacidade operacional das unidades de saúde. Esta última quer evitar o que aconteceu em 2020 e 2021, com a falta de leitos para os pacientes.
Conforme o tribunal, as recomendações são para fortalecer, preventivamente, a capacidade de resposta do sistema de saúde em todo o estado às demandas emergenciais.
*Com informações da assessoria de comunicação do TCE.
Foto: Agência Brasil