AM: vacinação despenca e deputada bolsonarista propaga desinformação
Autora do Projeto de Lei n° 1026/2023, ela busca evitar a obrigatoriedade da vacinação para crianças de 0 a 5 anos.

Publicado em: 04/01/2024 às 11:23 | Atualizado em: 04/01/2024 às 11:26
A deputada estadual bolsonarista Débora Menezes (PL) usou suas redes sociais para atacar a medida do governo federal, que exige a vacinação em crianças de 0 a cinco anos de idade contra a Covid-19 e defender seu projeto de lei para barrar a vacinação obrigatória no Amazonas. Ela volta ao ataque no momento em que Manaus despenca nos índices de vacinação.

“É responsabilidade dos pais decidir se os filhos com idades entre 0 e 5 anos receberão ou não a vacina contra a Covid-19. Portanto, não é sensato impor que crianças tão jovens sejam expostas dessa maneira com o intuito de frequentar locais como as escolas, por exemplo”, escreveu a parlamentar.
A parlamentar é autora do Projeto de Lei n° 1026/2023, que visa evitar a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para crianças de zero a cinco anos no Amazonas. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e será submetido à análise e votação dos demais parlamentares.
A parlamentar destacou que seu PL não é contra a ciência, mas “sim uma defesa da liberdade de escolha dos pais ou responsáveis legais”.
“É amplamente reconhecido que todas as vacinas têm impacto no organismo, contudo, existem inúmeros relatos de efeitos colaterais graves em adultos e adolescentes. Para isso, é importante um diálogo aberto e embasado em informações científicas mais detalhadas sobre o assunto, considerando sempre o bem-estar e a segurança dos nossos filhos”, reiterou a deputada.
Leia mais
Deputada estadual Débora Menezes (PL) é autora de projeto de lei contra vacinação em crianças de até cinco anos
O discurso contra a vacinação, não só a infantil, é uma das principais bandeiras do bolsonarismo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, foi um dos principais negacionistas da pandemia e também ferrenho opositor da vacinação contra a Covid-19 para adultos.
Leia mais
Deputados fazem Michelle Bolsonaro cidadã do Amazonas
No Amazonas, o governo estadual também está sendo pressionado por grupos bolsonaristas a recuar da obrigatoriedade da vacinação infantil. O governador Wilson Lima (PSC) já sinalizou que está disposto a negociar com os grupos, mas ainda não há uma definição sobre o assunto.
Foto: divulgação