Deputada pede retorno da vacina do HPV e ampliação da conização no AM

A saúde da mulher é uma das preocupações de Nejmi Aziz e motivou agenda com governador que se sensibilizou em ampliar o serviço de conização

Mariane Veiga

Publicado em: 05/03/2021 às 14:28 | Atualizado em: 05/03/2021 às 14:35

O retorno da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV) para as adolescentes de 9 aos 14 anos, nas escolas da redes públicas estadual e municipal, a ampliação do serviço de conização (remoção de lesões pré-cancerígenas) em Manaus e implantação de cinco pólos de conização no interior do Amazonas foram os pleitos defendidos pela deputada Nejmi Aziz (PSD), junto ao governador Wilson Lima (PSC), ontem (4).

Na agenda, estavam presentes o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), Gerson Antônio dos Santos Mourão e a gerente do serviço de Ginecologia da Fundação, Mônica Bandeira de Melo.

O foco do encontro foi o fortalecimento da política de saúde na prevenção do câncer de colo do útero no Amazonas, motivada pelo movimento estadual ‘Março Lilás’, que alerta para a conscientização e combate a esse tipo de câncer que é o de maior incidência no estado.

Na ocasião o governador sensível ao pleito da população amazonense se comprometeu em, tão logo as prioridades da pandemia da covid-19 sejam sanadas, realizar a retomada da vacinação contra o HPV, nas escolas públicas.

Wilson Lima também assinalou positivamente para a necessidade da ampliação do serviço de conização em todo estado e prometeu estender o serviço para o interior, por meio de cinco pólos em Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé.

“Nossas ações de saúde estão concentradas no coronavírus mas não podemos esquecer outras áreas, porque temos outras doenças que matam e estamos trabalhando para avançar na política de assistência e saúde da mulher na capital e no interior. Estamos tocando projetos para ampliar serviços e essa reunião aqui foi importante para que possamos alinhar isso”, afirmou o governador.

Para a deputada Nejmi Aziz, a agenda é oportuna por tudo que representa o mês da campanha ‘Março Lilás’ para as conquistas no campo feminino e da saúde da mulher no combate ao câncer de colo de útero, o que mais mata mulheres no Amazonas.

“Será um fortalecimento na saúde para toda a população do Estado”, destacou a deputada.

Conização

A conização é um pequeno procedimento, mas fundamental para salvar vidas, e que serve tanto como exame de diagnóstico de lesões no colo do útero quanto para o tratamento das alterações. Essas lesões geralmente são provocadas pelo HPV.

Meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos podem ser vacinados. Hoje, essa imunização gratuita é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em duas doses.

Procedimento pode salvar vidas

Conização é um procedimento no qual se coleta amostra para biopsia, mas que também é empregado para remover lesões pré-cancerígenas que foram diagnosticadas previamente no papanicolau oferecido pela rede de Atenção Básica.

Em 2019 a Fcecon realizou 575 procedimentos desse tipo, 234 a mais que a quantidade realizada em 2018. 

Ano passado, o setor que realiza o procedimento ficou três meses e meio sem realizar conizações devido à pandemia de Covid-19 e, em função disso, o número de procedimentos teve redução.

Leia mais

Campanha solidária de deputada leva 2,3 mil cestas a famílias do AM

Foto: Divulgação