Deputado propõe criação de secretaria de políticas indígenas no AM
Segundo o parlamentar, o apelo possui relação com a criação do Ministério dos Povos Originários
Ferreira Gabriel
Publicado em: 29/11/2022 às 14:12 | Atualizado em: 29/11/2022 às 14:12
Em moção de apelo ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas) sugere a criação de uma secretaria de políticas indígenas.
Segundo o parlamentar, o apelo possui relação com recente manifestação do presidente eleito Lula da Silva (PT), que, na Convenção Mundial do Clima (COP27), no Egito, anunciou a criação do Ministério dos Povos Originários.
De acordo com Lula, “para que os próprios indígenas sejam protagonistas no estabelecimento de políticas públicas que lhes assegurem bem-estar, segurança, paz social e progresso com sustentabilidade”.
Conforme Belão, o Amazonas é o estado com a maior população indígena do país, sendo 168.680 habitando Manaus, de acordo com o IBGE em 2010.
Contudo, levantamento de diversas organizações indígenas estima, hoje, em pouco mais de 200 mil o número de indígenas no Amazonas.
A etnia tikuna é a mais numerosa, com 46.065 mil pessoas, maior que a guarani-kaiowá, com 43.401.
Dos mais de 46 mil indígenas tikunas, 39.349 mil estão concentrados em terras situadas na região do alto rio Solimões. Mas, é no alto rio Negro que se destaca o município mais indígena do estado, São Gabriel da Cachoeira, que abriga 23 etnias.
Números divulgados pelo IBGE, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), por entidades indígenas e por organizações não-governamentais (ongs), segundo Belão, “denunciam a lamentável situação de pobreza e abandono, em todos os sentidos, a que são relegadas as etnias indígenas, carentes de políticas públicas que as assistam e as protejam humanamente”.
Leia mais
Vaga indígena na transição do governo Lula ainda dá polêmica
Foto: Leandro Castro/divulgação