Deputado propõe anistia do financiamento dos produtores rurais à Afeam

"Devemos considerar o momento atual que vivemos, como as fortes enchentes dos rios no Amazonas", destaca Sinésio Campos

Deputado propõe anistia

Ednilson Maciel, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 04/03/2021 às 18:45 | Atualizado em: 04/03/2021 às 18:48

O deputado Sinésio Campos (PT) apresentou, nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), proposta para anistia do financiamento dos produtores rurais.

O documento encaminha indicação ao Governo do Estado à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e solicita a anistia total ou parcial às pessoas físicas e jurídicas dos setores primário, secundário e terciário.

“Devemos considerar o momento atual que vivemos, como as fortes enchentes dos rios no Amazonas, se faz necessário a defesa do fortalecimento e manutenção do setor de produção rural e da micro economia”, destacou Sinésio.

O deputado destaca, ainda, que os critérios estabelecidos para a concessão sejam elaborados tecnicamente pela Afeam, Instituições do sistema da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De tal maneira, que se precisa buscar o equilíbrio social e econômico entre o Estado x Setores Primário, Secundário e Terciário e evitar a inadimplência dos setores.

Leia mais

Eirunepé pede socorro por 13 mil atingidos em cheia histórica do Juruá

Juruá supera cheia de 1986 e castiga Eirunepé

Envira registra maior enchente de todos os tempos

Crise provocada pelas cheias

“Teremos como certo o efeito do aumento do número de inadimplência, pela impossibilidade da crise enfrentada no ano corrente, principalmente decorrentes das fortes cheias dos rios e da pandemia do novo coronavírus”, disse.

Por isso, a preocupação para evitar o enfraquecimento do setor que já enfrenta muitas adversidades de mercado principalmente na dificuldade de produção e colheita no período de cheia dos rios.

Foto: Divulgação / ALE-AM