A Arena da Amazônia, em Manaus, será no dia 1º de julho, a partir das 8h, o palco de celebração do Dia de Cooperar 2003. Trata-se de evento nacional realizado para marcar o compromisso de cooperativistas, instituições parceiras e voluntários com o fortalecimento socioeconômico do Amazonas.
Nesse dia, portanto, cooperativas de todo o país unirão forças para promover o bem comum, a solidariedade e o desenvolvimento sustentável em suas comunidades, fortalecendo o compromisso do cooperativismo.
Conforme os organizadores do evento em Manaus, o Dia de Cooperar é uma iniciativa nacional criada em 2009, que envolve as cooperativas de sete ramos (agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho e produção de bens e serviços e transporte).
As atividades são desenvolvidas por meio do trabalho voluntário de seus colaboradores e associados, na busca de realizar ações que beneficiem a comunidade e transformem vidas.
No ano passado, conforme os organizadores, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 1.643 cidades, de norte a sul do país, com cerca de 99 mil voluntários empenhados no movimento.
Dia no Amazonas
No Amazonas, por exemplo, foram 5.664 pessoas beneficiadas por 51 ações desenvolvidas por 17 instituições parceiras e 598 voluntários em 2022.
O Dia C é realizado anualmente no Amazonas e já impactou milhares de vidas com o espírito cooperativo.
Neste ano, as cooperativas demonstrarão mais uma vez seu compromisso a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, conforme os organizadores.
Os portões da Arena da Amazônia serão abertos às 8h e fechados às 12h, avisa a organização do Dia de Cooperar.
Leia mais
Programação de atividades
Neste ano, o tema do Dia de C é “Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável”, conforme definição da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
As cooperativas estão focadas em projetos e ações que promovam práticas sustentáveis, como a preservação do meio ambiente, o uso consciente dos recursos naturais, a educação e a redução do impacto ambiental.
De acordo com a organização do Dia de Cooperar, há ações previstas de acesso a cidadania, com emissão de documentos; campanhas de saúde como vacinação e orientação, atendimentos médicos e odontológicos; apoio a projetos educacionais e culturais adulto e infantil; campanhas de bem-estar como corte de cabelo e esmaltação de unhas; entre muitas outras atividades.
O Dia de C fortalece os laços entre as cooperativas e suas comunidades, além de inspirar outras organizações a adotarem práticas solidárias.
Parceiros
Cooperativa de trabalho médico – Unimed Manaus
Uniodonto Manaus – Cooperativa Odontológica Ltda
Sicredi Vale do Cerrado
Cooperativa de Crédito da Amazônia – Sicoob Amazônia
Cooperativa dos Permissionários em Transporte Alternativo, Coletivo e Urbano do Amazonas – Cooptram
Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense – Copamart
Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra – Coocpone
Cooperativa os Produtores do Ramal do Banco – Coomprab
Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas – Frencoop/AM
Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc
Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo – Setemp
Secretaria de Estado de Produção Rural – Sepror
Fundação de Vigilância em Saúde – FVS
Secretária Municipal de Saúde – Semsa Manaus
Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação – Semtepi
Centro de Controle de Zoonoses de Manaus – CCZ
Centro Universitário Fametro
Instituto Mãe Amiga
Ong Bike Anjo
Anajé Consultoria e Treinamento
Innovare
Projeto Mudadores de Rua
Foto: divulgação