Mais de 400 doses de vacina vencem, nesta quarta, em 7 municípios

Somente em São Gabriel da Cachoeira são 360 doses que podem perder a validade. Governo do Amazonas pediu aos secretários municipais de saúde que intensifiquem a vacinação

doses, vacina, vencem, municipios

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 13/04/2021 às 19:49 | Atualizado em: 14/04/2021 às 18:41

Circula nos grupos de mensagens dos secretários municipais de saúde um pedido preocupante vindo do governo do Amazonas. “Por favor, secretários, intensifiquem [a vacinação] para não deixarmos vencer”. 

A mensagem se refere a uma lista de sete municípios amazonenses que têm 440 doses de vacinas da Oxford-AstraZeneca a vencer nesta quarta-feira, dia 14. 

O município de São Gabriel da Cachoeira tem a maior quantidade de imunizante a vencer: 360 doses. 

As 440 doses de vacina, com vencimento iminente, estão distribuídas nos seguintes municípios: 

• São Gabriel da Cachoeira – 360 doses 

• Amaturá – 20 doses 

• Envira – 20 doses 

• Codajás – 10 doses 

• Itapiranga – 10 doses 

• Juruá – 10 doses 

• Tapauá – 10 doses

Vacinação em São Gabriel 

O secretário municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, Fábio Sampaio, informou que as doses estão sendo aplicadas de acordo com a finalidade para qual elas foram destinadas. Garante ainda que não se perderá nenhuma dose de vacina.  

Respondendo se vai dar tempo de aplicar as 360 doses que vencem nesta quarta-feira (14), Sampaio disse que as equipes de saúde estão em campo vacinando. 

“A data-limite das vacinas é até amanhã, mas hoje (13) estamos vacinando todos os grupos prioritários”, declarou o secretário de saúde de São Gabriel da Cachoeira.

Remessa ocorreu em janeiro 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que enviou equipe a São Gabriel da Cachoeira, município com maior número de doses a vencer, onde monitora in loco a aplicação antes do vencimento.

As doses foram enviadas pelo governo do estado ao município em 30 de janeiro. 

O governo do Amazonas diz ainda que também se encarregou de entregar à prefeitura de São Gabriel a remessa de 1.660 doses destinadas principalmente a idosos, e também a trabalhadores da saúde, como parte dos esforços para fazer a vacina chegar às regiões mais distantes em tempo oportuno.

Codajás é um dos últimos 

Além de São Gabriel, Codajás informou que tinha um frasco com dez doses a vencer, mas que seria utilizado ainda hoje, terça-feira, dia 13. 

Codajás está entre os municípios do Amazonas com as menores taxas de vacinação: 24,8% (710 pessoas) do grupo prioritário recebeu a 1ª dose e 3,4% (106 pessoas), a 2ª dose.

Está na 61ª posição, ficando à frente apenas de Manaquiri e Iranduba nas duas etapas de imunização.

Envio de seringas e agulhas 

A FVS-AM ressalta que a vacinação é realizada pelas prefeituras municipais, e que é responsável pela distribuição das doses aos municípios, conforme definido no Programa Nacional de Vacinação (PNI).

Além disso, garantiu a aquisição de insumos como seringas, agulhas e as caixas de transporte distribuídos aos municípios.  

“Todas as secretarias municipais de saúde estão orientadas a acelerar o processo de imunização junto à população prioritária, como rotina no programa municipal, priorizando as próximas doses de vencimento”, diz a nota da FVS encaminhada ao BNC Amazonas.

Mutirão em 20 municípios 

A nota informa ainda que, na segunda-feira (12), a SES-AM e a FVS-AM anunciaram um plano com ação integrada para ajudar as prefeituras a avançarem na vacinação contra o coronavírus (covid-19).

Como parte do plano, técnicos da FVS-AM e da SES-AM vão percorrer os 20 municípios com as menores coberturas vacinais, para acompanhar a operacionalização dos planos municipais de vacinação. 

Todas as informações sobre a imunização no Amazonas estão no diário de vacinação da FVS-AM, que está disponível no site da fundação por meio do link https://bit.ly/3aTsndS.

Fotos: divulgação/Prefeitura São Gabriel