Eleito em Santa Isabel, Beleza é condenado no TCE-AM por Barcelos
Como resultado, terá de devolver mais de R$ 2 milhões por irregularidades que praticou com o dinheiro público do município

Diamantino Junior
Publicado em: 17/12/2020 às 12:11 | Atualizado em: 17/12/2020 às 12:16
Ex-prefeito de Barcelos, José Ribamar Fontes Beleza teve a prestação de contas de 2015 julgadas irregulares e acabou condenado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
Como resultado, terá de devolver mais de R$ 2 milhões por irregularidades que praticou com o dinheiro público do município.
Na eleição deste ano, Beleza foi eleito no município de Santa Isabel do Rio Negro, vizinho a Barcelos. Sua posse, entretanto, deve ser barrada pela Justiça Eleitoral.
O ex-prefeito foi julgado pelo plenário do TCE, em sessão ordinária desta quarta (16).
Conforme o relator da prestação de contas, Júlio Pinheiro, a prestação de contas de Beleza está recheada de irregularidades.
Por exemplo, não aplicação do percentual mínimo dos recursos oriundos do Fundeb (fundo da educação básica).
Como resultado, o tribunal recomenda à Câmara Municipal de Barcelos que julgue irregulares as contas do ex-prefeito.
Leia mais
Amazonas entre estados com prefeitos eleitos que podem ser barrados no TSE
Em recesso
A condenação de Beleza marcou a última sessão do TCE neste ano. Dessa maneira, o presidente Mário de Mello relembrou das dificuldades enfrentadas no ano por conta da pandemia do coronavírus (covid-19).
“Mesmo nessas dolorosas circunstâncias, continuamos a prestar nossos serviços aos jurisdicionados com o máximo nível de excelência. Essas circunstâncias nos dão a sensação de dever cumprido. A responsabilidade agora é maior, pela certeza que somos capazes, como instituição, de contribuir para o bem maior da sociedade”.
Foto: Divulgação/TCE