Empresa de água lidera reclamações do consumidor em Manaus

De janeiro a junho, de 245 registros, 47 foram de contestação de valores cobrados pela empresa nas faturas mensais.

Empresa de água lidera reclamações do consumidor em Manaus

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/07/2021 às 17:49 | Atualizado em: 09/07/2021 às 10:38

Empresa de água lidera reclamações do consumidor em Manaus. Conforme a ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Manaus (Ageman), órgão da prefeitura.

De janeiro a junho, de 245 registros, 47 foram de contestação de valores cobrados pela empresa nas faturas mensais.

Esse volume, 19%, já é mais de 70% dessa demanda em todo o ano de 2020.

Segundo o ouvidor da Ageman, Cláudio Falcão, após verificadas todas as situações de cobrança excessiva e o usuário discordando, poderá ainda encaminhar um recurso contestando ou recorrer à Justiça.

Das 245 demandas registradas até junho, 184 foram resolvidas no âmbito administrativo. Só dois casos foram levados à Justiça. Outras 59 ainda aguardam por uma solução por parte da concessionária.

Portanto, conforme a Ageman, a zona norte concentra as maiores reclamações referentes ao saneamento básico.

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Nota Águas de Manaus

Manaus, 08 de julho de 2021 – A Águas de Manaus informa que sempre está aberta ao diálogo com a população e que procura ser o mais flexível possível diante de qualquer pendência. O objetivo da empresa é sempre resolver os casos que chegam ao seu conhecimento.

É muito importante que o cliente sempre procure a concessionária quando detecta qualquer tipo de problema em suas faturas. A própria ouvidoria da Agência Reguladora orienta a população a buscar, primeiramente, o atendimento junto à concessionária.

A maior parte das questões envolvendo alto consumo que chegam ao conhecimento da empresa são ocasionadas por vazamentos internos imperceptíveis. Quando isso acontece, a empresa realiza a vistoria no imóvel e recalcula o valor da fatura. Nos casos em que é detectado o consumo elevado, a empresa também faz um trabalho de conscientização junto ao cliente.

Desde o início da operação na cidade, há três anos, a concessionária realizou uma série de parcerias com órgãos de defesa do consumidor, desenvolvendo ações como campanhas de negociação e mutirões de atendimento. Entre os órgãos envolvidos, estão o Procon Amazonas, a Defensoria Pública, as Comissões da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e a Agência Reguladora.

Com essa maior proximidade, a empresa vem conseguindo reduzir o número de reclamações referentes aos seus serviços, apresentando soluções que satisfatórias ao cliente. A Águas de Manaus também possui uma alta taxa de resolução de casos que chegam através dos órgãos de proteção ao consumidor. Tudo isso reflete o melhor relacionamento que a concessionária passou a ter com a cidade.

A empresa também ampliou seus canais de atendimento e criou sua própria ouvidoria. Desde o início da pandemia, todos os atendimentos da empresa podem ser feitos sem sair de casa, por meio dos canais digitais, que funcionam 24h por dia. O cliente tem a disposição os seguintes canais: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

Foto: Divulgação/Ageman