Se estivesse vivo, Emerson Maia completaria, neste sábado (4/06), 67 anos. Mas ele partiu, em 2020, vítima de complicações da covid-19 . Para lembrar um dos nomes mais marcantes da história do Festival de Parintins, família, amigos e fãs realizarão um encontro musical neste dia, em Parintins.
A homenagem a Emerson Maia, poeta, compositor, levantador de toadas, batuqueiro, uma vida inteira dedicada ao Boi Garantido, com passagem pelo Contrário, será transmitida, ao vivo, pelo canal PodCast Samaúma, a partir das 11h e nos perfis do Facebook Amazonas Notícias e Samaúma. O evento está sendo organizado pelos filhos de Emerson, Osmar Faria e Emerson Faria Maia.
A programação ainda estava sendo fechada no final da tarde desta sexta-feira, mas os organizadores informaram que itens oficiais dos bois e vários levantadores já tinha dito que iriam prestar essa homenagem ao poeta.
Emerson no #Toadas
No dia 13 de maio de 2017, Emerson Maia esteve no programa #Toadas , transmitido pelo canal BNC Play . Dividiu o palco com David Assayag, passeando pelas composições antológicas do Garantido, muitas das quais compostas por ele.
Relembre o #Toadas com Emerson Maia e David Assayag.
VIDEO
Parceria de sucesso
Aquela edição do #Toadas simbolizou uma parceria de sucesso, não só nas cantorias, mas na própria história dos dois artistas. Foi de Emerson Maia que David herdou o posto de levantador de toadas do boi da baixa.
Gratidão e respeito são duas palavras que resumem as falas de David sobre o velho companheiro. Em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas , David Assayag falou da importância de Maia para sua carreira.
“A importância dele dentro do Garantido foi muito grande. Pro festival também, Emerson oi um cara que contribuiu muito com as composições, com as poesias dele. Foi um cara que me deu muita instrução, de dizer como é que era o boi. Porque eu era novato na época, não tinha noção”, lembrou David.
O testemunho de Israel
O apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain, diz que as lembranças que tem de Emerson Maia remontam sua infância, adolescência e juventude. O poeta era amigo do pai de Israel, Carlos Paulain.
“Emerson Maia é mestre. Maia é poesia. Maia é história. Eu sou um eterno apaixonado pelas suas toadas, que marcaram tantos momentos de emoção. Ele está eternizado no meu coração, da minha família e eu tenho certeza, de todos os apaixonados pelo Boi Bumbá Garantido e pelo Festival de Parintins. Emerson Maia, para sempre”, declara Israel Paulain.
Leia Mais
Legado
A obra de Maia está em todas as mais importantes coletâneas musicais do Festival de Parintins, com destaque para os CDs e DVDs gravados pelos dois bois, mas principalmente o Garantido.
Mas um trabalho tem a essência do artista: o CD ‘Meu Mundo Verde’ , gravado com a voz de Maia. Na playlist, toadas que são sucesso até hoje. Como, por exemplo, Lamento de Raça. O índio, Ao Pé da Roseira e Rio Amazonas.
O talento completo de Maia, David considera ser a referência dele para as novas gerações. Tudo, materializado na vasta obra do artista.
“Ele era músico, cantor e compositor de obras como Flor de Tucumã. E uma música também que até hoje é tocada e qualquer cantor canta, que é Lamento de Raça, né? São muitas obras que o Emerson tem e a gente até se perde na hora de lembrar”, diz o levantador do Garantido.
Lembrar de Emerson Maia e citar a simplicidade daquela figura de traços caboclos fortes e voz marcante, a frase de David pra resumir é:
“O Emerson foi um cara de cara de muito coração e super Garantido né? Emerson era magnífico, como compositor, como pessoa”.
Texto atualizado às 21h31 para inserção de conteúdo.