Enfermaria de campanha do coronavírus no Delphina Aziz vai ser desmontada

Unidade de campanha de 57 leitos clínicos foi ativada no final de janeiro, durante a fase mais aguda da pandemia no Amazonas

Enfermaria de campanha do Exército será deslocada do Delphina Aziz

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 29/03/2021 às 08:05 | Atualizado em: 29/03/2021 às 08:47

O Governo do Amazonas, com a redução significativa e crescente do índice de ocupação de leitos para pacientes do coronavírus (covid), vai desmontar a enfermaria de campanha montada em anexo ao hospital Delphina Aziz, em Manaus.

A estrutura, que pertence ao Exército, deve ser deslocada para outro estado.

Essa unidade, com 57 leitos de enfermaria, foi ativada no final de janeiro, na fase aguda da segunda onda da epidemia no estado. A instalação foi uma das medidas das obrigações do governo federal para amenizar a crise de leitos e oxigênio no Amazonas.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, disse que o estado hoje está em equilíbrio na oferta e demanda de leitos. Por isso, a enfermaria de campanha já não é necessária.

Leia mais

Justiça Federal manda vacinar 5 mil policiais e bombeiros do Amazonas

Governo inicia vacinação contra covid das forças de segurança do AM

Ocupação de leitos

Além disso, a taxa de ocupação de leitos clínicos no Amazonas estava em 62% nesse domingo (28), mesmo com a disponibilização de 36 leitos clínicos e nove de UTI aos estados de Rondônia e Acre pela operação Gratidão.

Foto: Herick Pereira/Secom