FesPIM: pesquisas do CBA chamam atenção na abertura da feira

A feira promovida pela Suframa até o dia 9 pretende mostrar a importância do modelo econômico para a Amazônia

Ferreira Gabriel

Publicado em: 07/11/2023 às 20:26 | Atualizado em: 07/11/2023 às 20:27

Pesquisas realizadas no CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia) chamaram a atenção dos visitantes na abertura da FesPIM, a feira de sustentabilidade do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), neste dia 7, em Brasília.

Entre essas pesquisas, por exemplo, está a de uso do curauá para a substituição parcial da fibra de vidro na carenagem de aparelhos celulares, na indústria automotiva e também na produção têxtil.

O curauá é planta nativa da Amazônia, de cujas folhas é tirada a fibra usada na produção de objetos diversos.

Outra pesquisa que despertou a atenção do público foi a do uso do couro vegano. Na pesquisa da CBA, ele é produzido a partir da celulose bacteriana e do bioplástico feito com resíduos de amido da mandioca.

Trata-se de um material com capacidade de proporcionar melhores condições de armazenamento dos alimentos.

Para Juciane Ribeiro, estudante do 9º ano, mais pessoas precisam conhecer o que está sendo produzido na ZFM com matéria prima natural.

“Minha família já foi a Manaus e eles sempre falam da paisagem e dos recursos naturais que tem lá, mas nunca tinham dito que era possível produzir essas coisas que eu estou vendo aqui”.

Leia mais

FesPIM: Suframa abre feira de sustentabilidade da ZFM em Brasília

Bionegócios e preservação

O diretor-geral do CBA, Elias Araújo, disse que a FesPIM é uma boa oportunidade para divulgação das pesquisas e, ao mesmo tempo, mostrar o potencial de bionegócios na Amazônia.

“O mundo precisa conhecer as potencialidades econômicas da nossa floresta e é isso que nós, do CBA, estamos promovendo aqui na FesPIM. Queremos e temos todas as condições de incentivar a geração de novos negócios a partir da biodiversidade amazônica, primando pela sustentabilidade”.

A feira promovida pela Suframa (Superintendência da ZFM) até o dia 9 pretende mostrar a importância do modelo econômico para a Amazônia. Ao mesmo, reforçar que as empresas instaladas no polo industrial de Manaus têm compromisso com a preservação ambiental.

Foto: divulgação/CBA