O preço da gasolina amanheceu, neste sábado, dia 25, em queda de 4,4% em média nas refinarias. A redução foi de 0,0907 centavos por litro, que fica em R$ 1,9543. As informações publicadas no G1 são do site da companhia estatal. O preço do diesel não sofre alteração neste dia.

O reajuste, primeiro na gasolina desde 30 de abril, acontece em uma semana em que o mercado de petróleo marcou o pior desempenho de 2019, com o barril do Brent, referência internacional, recuando 4,5% desde segunda-feira.

Já neste sábado, uma campanha organiza a venda do combustível e outros produtos sem impostos. O “Feirão do Imposto” é organizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) em 18 estados em mais de 140 cidades.

Os descontos serão oferecidos pelos postos e supermercados que aderiram à campanha.

A Conaje afirma que eles serão de 50%, em média. Não foi informado o número de lojas participantes.

“O comerciante decidirá quais produtos serão vendidos com isenção de imposto. O empresário subsidiará do bolso o valor pago ao governo”, explicou em nota Eduardo Medeiros Pereira, coordenador nacional do evento.

Segundo os organizadores, o objetivo da campanha é “conscientizar os brasileiros sobre a importância de uma reforma tributária no país”.

 

Livre de impostos

Outro evento, na quinta-feira (30), irá promover o “dia livre de impostos”, em que mais de 1,7 mil lojas participantes, em cerca de 20 cidades em 18 estados mais o Distrito Federal, também prometem vender produtos sem impostos. A campanha é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem.

Segundo os organizadores, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

Leia mais no G1.

 

Foto: Marcus Almeida/arquivo/ANP