‘Gatos’ se multiplicam, Amazonas Energia não age e núcleo 9 tem apagão diário
Empresa não instala medidor e moradores ficam sem energia toda noite
Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 19/06/2022 às 13:43 | Atualizado em: 19/06/2022 às 13:43
Registrar uma espécie de BO preventivo contra a Amazonas Energia. Essa é a intenção de moradores do núcleo 9 da Cidade Nova, zona norte de Manaus. O motivo é a privação do direito de ter luz em casa com os apagões diários, geralmente à noite.
Tudo por causa da proliferação dos “gatos” na rede da rua 147. São ligações clandestinas feitas por moradores da comunidade que nasceu de invasão por trás do núcleo 9.
Como a Amazonas Energia não atende os pedidos desses moradores para instalar contador em cada casa, o jeito foi apelar para o “gato”.
A comunidade, que nasceu de ocupação de terrenos entre o núcleo 9 e o bairro Riacho Doce, já tem vida própria. São dezenas de famílias que vivem em casas de alvenaria, mobiliadas com o básico de uma habitação comum em Manaus. Por exemplo, TV, geladeira, ventilador e o ar-condicionado, este indispensável para enfrentar o verão amazônico.
Com isso, o único transformador da área, que fica na rua 147, não suporta a demanda. E o resultado é curto-circuito e o apagão.
Para voltar a ter luz, só depois de insistentes ligações dos moradores para a empresa mandar uma equipe, o que só acontece lá pela madrugada. É um processo que se repete quase todo dia, há tempos, mas a Amazonas Energia é conivente com os “gatos”, em prejuízo dos clientes do núcleo.
Quantidade de “gatos” é tanta que exige um transformador só para atender a demanda da comunidade
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Responsabilidade por prejuízos
Até o incêndio de uma casa, por pouco não causando a morte da família, já foi causado indiretamente por esses apagões. Foi no início deste mês de junho. Por causa do apagão, os moradores foram obrigados a acender vela. Esta caiu sobre o sofá e o fogo rapidamente tomou conta do lugar. Os vizinhos tiveram de entrar pelo telhado para resgatar casal e filho pela janela do ar-condicionado.
Dessa forma, para prevenir futuras responsabilidades, como o pedido de indenização pelo extravio de aparelhos eletrônicos, por exemplo, os moradores pediram ao BNC Amazonas o registro do “BO” (boletim de ocorrência).
Órgãos de defesa do consumidor também vão ser acionados por abaixo-assinado das vítimas do serviço ruim da concessionária.
Recentemente, a empresa privada que explora a distribuição de energia foi alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa do Amazonas. Contudo, até agora ainda não sofreu qualquer punição pelas irregularidades apontadas pelas investigações.
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Fotos: BNC Amazonas