Governadores da Amazônia Legal aprovam programas de atuação conjunta

Prevenção e controle de queimadas e desmatamento são o foco principal da cooperação entre os estados

Consórcio de governadores da Amazônia Legal fecham atuação conjunta contra queimadas e desmatamento

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/07/2022 às 17:46 | Atualizado em: 21/07/2022 às 17:46

O Consórcio de Governadores da Amazônia Legal voltou a se reunir, nesta quarta-feira (20). Durante o encontro, foi aprovado o Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, entre outros projetos tidos como prioritários para os estados.

Na segunda reunião do ano da assembleia dos governadores da Amazônia Legal, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, apresentou projetos para investimentos e captação de recursos do estado.

Além do plano de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, o colegiado aprovou também programas de fortalecimento de cadeias produtivas da bioeconomia e de estruturação de mercado de negócios e serviços ambientais.

“Aprovamos programas importantes para avançarmos na agenda ambiental de forma conjunta, definindo as prioridades coletivas”, disse Taveira.

A participação na COP 27, que ocorrerá no Egito, também foi debatida. A região vai contar com o Amazônia Legal Hub, um espaço para reuniões e debates promovidos pelos nove estados do consórcio.

A reunião foi presidida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e contou com a participação dos governadores do Acre, Gladson Cameli; de Rondônia, Marcos Rocha; do Mato Grosso, Mauro Mendes; e do Pará, Helder Barbalho.

Além do Amazonas, os estados do Maranhão e Tocantins mandaram representantes dos governadores.

Leia mais

IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia Legal

Agenda em Brasília

Taveira se reuniu com representantes do BNDES para tratar de concessão de parques e florestas públicas e acesso ao Fundo Floresta Viva.

No Ministério do Meio Ambiente, a pauta foi ações contra o desmatamento.

Foto: Divulgação/Secom