O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou o edital para concessão de exploração de recursos na Floresta Nacional do Jatuarana, localizada em Apuí, no Sul do Amazonas. O leilão para empresas interessadas está marcado para maio deste ano, prometendo impulsionar a economia local e gerar empregos.
O evento de lançamento, realizado em Brasília, contou com a presença do prefeito de Apuí e do secretário de Meio Ambiente do Amazonas.
A concessão permitirá a extração de até 233 mil metros cúbicos de toras de madeira anualmente, com previsão de arrecadação de R$ 5,4 milhões por ano para a prefeitura e o mesmo valor para o governo estadual. Além disso, a iniciativa deve gerar cerca de 932 empregos diretos e 466 indiretos.
As comunidades locais também serão beneficiadas, com aproximadamente R$ 1 milhão anuais destinados a projetos de desenvolvimento sustentável na região.
Antes do leilão, o governo realizará um ‘roadshow’ em março para apresentar a concessão a potenciais investidores. O certame ocorrerá no dia 21 de maio na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
Leia mais
Atualmente, existem 23 contratos de concessão desse tipo em vigor no país, abrangendo florestas nacionais no Amapá, Rondônia, Pará, Amazonas e Paraná. No entanto, a transação envolvendo a Floresta Nacional do Jatuarana será a maior já realizada.
A expectativa é que a concessão traga desenvolvimento econômico à região, equilibrando exploração sustentável e preservação ambiental.
Leia mais no g1
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil