O ministro da Economia, Paulo Guedes, segue com ataques que ferem de morte à Zona Franca de Manaus (ZFM).
Conforme o g1 , Guedes afirmou nesta quinta-feira (24) mais uma redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), desta vez em 33%. Dessa forma, será ampliado o corte inicial de até 25% anunciado em fevereiro.
Em evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em São Paulo, Guedes disse que a redução de impostos que vem sendo feita permitirá reindustrializar o país.
“Esse aumento de arrecadação que está acontecendo, estamos transformando em redução de impostos. É a nossa sétima redução de imposto agora. Já acertamos a redução do IOF pelos próximos anos para a nossa entrada no OCDE, já zeramos DPVAT, já reduzimos o IPI em 25% e vamos reduzir de novo, vamos levar para 33% a redução do IPI”, afirmou, segundo o Valor Online.
Corte anterior
Em fevereiro, o IPI foi reduzido em 25% para a maioria dos produtos, com o objetivo de estimular a economia. A estimativa é que, com a medida, o governo deixe de arrecadar R$ 19,5 bilhões somente este ano.
O IPI incide sobre os produtos industrializados, e o valor costuma ser repassado ao consumidor no preço final das mercadorias. O imposto possui várias alíquotas, que variam, em sua maior parte, de zero a 30%, mas que podem chegar a 300% no caso de produtos nocivos à saúde.
Leia mais
Foto: Fábio rodrigues pozzebom/ Agência Brasil