O governo federal entregou hoje (7) a ponte do Abunã, na BR-364/RO, uma reivindicação histórica da população de Rondônia e do Acre.
Assim, a obra passa a ligar os dois estados e será fundamental para integração com o resto do Brasil.
No futuro, portanto, a ponte também fará parte do caminho que vai interligar o Brasil ao oceano Pacífico.
Dessa forma, localizada no encontro dos rios Madeira e Abunã, no distrito de Vista Alegre do Abunã (RO). A região pertencente ao município de Porto Velho, a ponte tem 1.517 metros de extensão e recebeu investimentos de mais de R$ 160 milhões.
“Desde o primeiro dia do governo Bolsonaro, trabalhamos para entregar a Ponte do Abunã. Como resultado, estamos entregando mais do que uma ponte. Estamos realizando um projeto de integração nacional, interligando o Acre e a Região Norte ao sistema rodoviário do país”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Frete
Por isso, a previsão é que mais de 2 mil veículos cruzem a ponte todos os dias. Desde a abertura da BR-364/RO, entre Rio Branco e Porto Velho, na década de 1980, a travessia sobre o rio Madeira é feita por balsas. Desse modo, o trajeto entre as margens do rio leva, em média, duas horas (entre a espera e a travessia). Com a conclusão da obra, será possível cruzar o Madeira em menos de cinco minutos.
Além disso, outro benefício direto é o valor da travessia. Atualmente, caminhoneiros desembolsam até R$ 200 para ir de uma margem à outra do rio. Sem este gasto, e com a diminuição considerável no tempo para o valor do frete de carga deve reduzir, aumentando a competividade dos produtos produzidos no Brasil.
BR-364
Em conclusão, a rodovia BR-364 está diretamente ligada à ponte do Abunã. A pista é o principal corredor logístico para o escoamento da safra de grãos de Rondônia. Assim como, além da parte oeste e norte do estado de Mato Grosso. Passam na estrada aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.
Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
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Foto: Divulgação