Governo planeja BR-319 cercada de grade para dificultar acesso lateral

Projeto prevê só umas três aberturas para comunidades entre Manicoré e Humaitá

Mariane Veiga

Publicado em: 03/04/2024 às 23:02 | Atualizado em: 03/04/2024 às 23:31

O Ministério dos Transportes trabalha com o projeto de pavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, num modelo de estrada-parque, isolada por cercas e com monitoramento eletrônico.

De acordo com a ‘Folha de São Paulo’, a ideia inicial é de 500 quilômetros. Esse trecho liga Humaitá a Manicoré, cidades do interior do Amazonas.

Segundo a publicação, o ministério está em fase de conclusão da proposta.

A pavimentação desse trecho na floresta, no entanto, enfrenta grande resistência de ambientalistas.

Eles argumentam que as obras em si e a futura estrada serão indutores populacionais na região, atraindo grileiros de terra e causando aumento nos crimes ambientais.

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Estrada-parque

O ministério afirma trabalhar com o conceito de estrada-parque, com preocupação tanto com a infraestrutura quanto com a preservação ambiental e das comunidades locais.

Técnicos descrevem o projeto como um novo conceito de rodovia ambiental, monitorada e isolada do mundo ao redor.

A ideia é que haja grades de quatro metros, impedindo a passagem da estrada para a floresta e vice-versa.

Dessa forma, haverá apenas três ou quatro acessos para povoados que já estão consolidados no entorno da rodovia.

Além disso, o projeto prevê 170 passagens de fauna, ou seja, locais para que os animais atravessem, sem quem precisarem cruzar a estrada.

Leia mais na Folha.

Forto: divulgação