Governo reforça UEA em 33 cidades com veículos e equipamentos
O investimento é de R$ 7,6 milhões

Mariane Veiga
Publicado em: 05/03/2024 às 20:34 | Atualizado em: 07/03/2024 às 11:02
O Governo do Estado entregou à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nesta terça-feira (5), 27 veículos e 600 equipamentos de informática e eletroeletrônicos. Conforme informou, um investimento de R$ 7,6 milhões.
Além da capital, esse material vai atender unidades da capital e 32 cidades do interior do estado.
Dos 27 veículos, 4 são vans e 23, picapes. Entre os 600 itens estão 470 microcomputadores, 30 projetores, 10 TV de 75 polegadas, 10 kits de IPTV, 10 home theaters, 50 cadeiras de escritórios, 10 nobreaks e 10 webcams.
Segundo o governador Wilson Lima, o investimento fortalece o desempenho das atividades da UEA.
“A gente está trabalhando para avançar no sentido de prover essas condições de infraestrutura para que efetivamente os professores da universidade e também os alunos tenham um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo. Da mesma forma que estamos avançando na entrega de unidades da UEA”.
Lima se refería às recentes inaugurações dos núcleos de ensino superior de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) e de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros).
Conforme o governador, núcleos de Apuí, Barcelos, Jutaí e Boa Vista do Ramos estão em construção.
Leia mais
UEA em Itacoatiara ganha aval para pesquisa via Lei de Informática
O reitor da UEA, André Luiz Zogahib, disse que as entregas incluem a instalação de 121 antenas de internet de alta velocidade.
“Em muitas ocasiões, em determinados municípios, a UEA é o espaço do interior onde se tem internet com melhor qualidade para que nós possamos, além de transmitir as aulas do ensino presencial mediado por tecnologia, tenhamos condição dos alunos desenvolverem suas pesquisas”.
De acordo com ele, o interior do estado hoje tem cursos de mestrado graças a avanços tecnológicos e de internet.
Estão contemplados os municípios de Apuí, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Careiro, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Iranduba, Ipixuna, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé e Urucurituba.
A UEA tem 16 núcleos de ensino (com oferta especial de cursos, sem quadro efetivo de professores) e seis centros de estudos superiores (com quadro efetivo de professores e oferta de cursos regulares especial), além de 10 polos, que são espaços cedidos pela Secretaria de Educação do governo ou pelas prefeituras para cursos.
Foto: Alex Pazuello/Secom