De seis idosos do “Dr. Thomas” com coronavírus, quatro são curados

Os idosos deixaram unidade semi-intensiva sob aplausos da equipe médica

Idosos

Publicado em: 22/04/2020 às 08:27 | Atualizado em: 22/04/2020 às 08:27

Quatro internos da Fundação do Idoso Doutor Thomas, contaminados pelo coronavírus (covid-19), receberam alta médica na tarde desta terça (21). 

De acordo com a Prefeitura de Manaus, eles são do grupo de seis idosos contagiados atendidos por uma equipe multidisciplinar.

Sob aplausos e sorrisos, os idosos curados deixaram a unidade de tratamento semi-intensivo da Samel. E seguiram direto para os alojamentos.

“É realmente algo que nos toca, nos dá esperança”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto ao receber a notícia, ao lado da presidente do Fundo Manaus Solidária e primeira-dama Elisabeth Valeiko. 

Para o prefeito, notícias como essa renovam a vontade de “fazer ainda mais” contra o vírus.

 

Leia mais

 

 

“Dr. Thomas” divulga situação dos idosos com coronavírus

 

Medidas preventivas

Dentre as providências da fundação para enfrentar a pandemia, instalou duas tendas externas para vestiário dos funcionários. Além disso, o refeitório e as dependências estão em isolamento. A prevenção é tanta que a equipe de assistência social e de psicologia está atuando nos corredores, para evitar aglomeração.

De outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pôs profissionais de fisioterapia e enfermagem e médicos para ajudar no atendimento dos idosos.

“O coronavírus tem causado medo, angústia, e ver quatro pacientes idosos recebendo alta é um sinal de esperança gigantesco”, disse a diretora da fundação, Martha Moutinho.

A médica Simone Henriques, que coordena a equipe de saúde da instituição, destacou que os quatro pacientes têm a sorologia negativa para o coronavírus e o IGG positivo, ou seja, estão imunizados.

Simone disse ainda que o serviço social está em contato com familiares para tranquilizar sobre a situação dos idosos,

 

Foto: Ione Moreno/Semcom