Inmetro festeja 52 anos com ações e projetos à sociedade

Nas comemorações de aniversário, o presidente do instituto, Márcio André Brito, fez um balanço as ações realizadas em 2025

Inmetro festeja 52 anos com ações e projetos à sociedade

Da redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/12/2025 às 09:00 | Atualizado em: 12/12/2025 às 14:27

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) celebrou, nesta quinta-feira (11 de dezembro), 52 anos de atuação no Brasil.

Uma programação especial, realizada no campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém (RJ), reuniu toda a força de trabalho, parceiros institucionais e representantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I).

O evento contou com atividades esportivas e apresentações institucionais com as principais ações realizadas ao longo de 2025.

Para o presidente do Inmetro, o amazonense Márcio André de Oliveira Brito, o ano marcado por ações e projetos focados na inovação, fortalecimento da infraestrutura da qualidade e ações de proteção ao consumidor.

“O evento reforça o espírito de companhareirismo e valorização da força de trabalho, pilares centrais das transformações recentes dessa gestão. Também reafirma o papel histórico do Inmetro na promoção da qualidade, da segurança e da confiança no país, marcando o início de um novo ciclo, guiado pela inovação, pela presença digital e pelo compromisso com a sociedade brasileira”, destacou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Projetos e ações de 2025

Entre as principais ações realizadas pelo instituto, em 2025, destacam-se a abertura do Laboratório de Ensaios de Módulos Fotovoltaicos, no campus de Xerém. E as inaugurações e reformas de sedes de órgãos delegados nos estados do Acre, Amapá, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Em combate a fraudes eletrônicas, o instituto criou, em parceria com a Casa da Moeda, o programa “Inmetro na Palma da Mão”, permitindo que consumidores verifiquem a autenticidade de produtos certificados, por meio de elementos de segurança, como QR Code e tintas especiais.

Outro marco importante foi a inauguração da Delegacia Cibernética do Inmetro, em São Paulo, especializada no monitoramento e combate de irregularidades em comércio eletrônico.

Operações nacionais

O instituto intensificou operações nacionais de fiscalização, com foco em bombas de combustíveis, produtos pré-medidos e itens escolares.

Também homologou o concurso público com a nomeação de 100 novos servidores e lançou a UnInmetro, universidade corporativa que centraliza e fortalece todas as ações de educação, capacitação, pesquisa e disseminação científica promovidas pela instituição.

Benefício aos taxistas

Mais um anúncio da instituição foi sanção da Lei 15.271/2025, que isenta os taxistas da cobrança da taxa de verificação de taxímetros, serviço metrológico realizado pelo Inmetro com apoio dos seus órgãos delegados.

Para o chefe de gabinete da presidência, Alexandre Pereira Costa e Silva, 2025 foi um ano decisivo:

“Avançamos em áreas que estruturam o futuro da infraestrutura da qualidade no Brasil. Da modernização laboratorial à vigilância cibernética, cada entrega reforça o papel do Inmetro como órgão essencial ao desenvolvimento, à segurança do consumo e à competitividade nacional.”

52 anos do Inmetro

Criado em 1973, por meio da Lei nº 5.966, o Inmetro nasceu com a missão de modernizar o sistema nacional de metrologia e estabelecer as bases técnicas necessárias para apoiar o desenvolvimento econômico brasileiro. Sua criação respondeu à necessidade de garantir padrões confiáveis de medição, elevar a competitividade da indústria e assegurar que consumidores tivessem acesso a produtos e serviços seguros e corretamente avaliados.

“O Inmetro chega aos 52 anos reafirmando o seu compromisso com a sociedade brasileira. Somos uma instituição que evolui continuamente para atender às demandas do setor produtivo e do cidadão, sempre com foco na inovação e na confiança metrológica”, concluiu o presidente Márcio André Brito.

Fotos: divulgação