Ipam diz que desmatamento na Amazônia explode na gestão de Bolsonaro
“Estamos subindo degraus rápido demais quanto à destruição da Amazônia. Quando olhamos para os números dos últimos três anos, fica claro o retrocesso daquilo que o Brasil foi um dia", declara diretora do instituto

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/02/2022 às 09:54 | Atualizado em: 04/02/2022 às 09:54
O desmatamento na Amazônia explodiu de forma alarmante na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme levantamento feito pelo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Segundo publicação da organização, na quarta-feira (2), isso aconteceu de 2018 a julho de 2021.
Ou seja, aumentou 56,6% em relação ao mesmo período em anos anteriores, Como informa o g1.
Nesse cenário, o Pará segue como o estado que possui as áreas mais críticas de desmatamento desde 2017.
Enfraquecimento de órgãos
Dessa forma, para o Ipam, o avanço do desmatamento na Amazônia é resultado do enfraquecimento de órgãos de fiscalização.
Assim como a falta de punição a crimes ambientais e redução significativa de ações imediatas de combate e controle de atividades ilegais na região.
Em suma, de acordo com a pesquisa, mais da metade (51%) do desmatamento dos últimos três anos ocorreu em terras públicas. 83% foi em áreas de domínio federal.
Por exemplo, parte da devastação se concentra no entorno de duas rodovias federais que atravessam o norte de Mato Grosso e o oeste do Pará.
Portanto, a diretora de ciência no IPAM e principal autora do estudo, Ane Alencar, declara:.
“Estamos subindo degraus rápido demais quanto à destruição da Amazônia. Quando olhamos para os números dos últimos três anos, fica claro o retrocesso daquilo que o Brasil foi um dia”.
Leia mais no g1.
Leia mais
Amazonas tem maior alta do desmatamento em 2021, diz Imazon
Foto: Divulgação