Irmão de Enéas recorda início de sonho do linhão em Parintins
O ex-prefeito de Parintins foi o porta-voz do pedido através de abaixo-assinado da população, entregue à Lula há 20 anos em ato no município

Ferreira Gabriel
Publicado em: 03/08/2023 às 18:56 | Atualizado em: 03/08/2023 às 23:32
No dia 28 de junho de 2003, o então prefeito de Parintins, Enéas Gonçalves entregava nas mãos do presidente Lula da Silva (PT), um abaixo-assinado pedindo a interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí.
O ato ocorreu na primeira passagem do petista como presidente pela município.
Naquela época, o município sofria com problemas de abastecimento de energia, enfrentando racionamentos e até apagões.
Vinte anos depois o sonho do Linhão virou realidade e será inaugurado com a presença de Lula nesta sexta-feira (3) na praça digital, no centro de Parintins.
No entanto, Enéas Gonçalves não estará presente e assim não poderá ver a concretização de seu sonho. Isso porque, o ex-prefeito foi uma das vítimas na pandemia da Covid-19, falecendo aos 64 anos de complicações da doença em 2021.
Ao BNC Amazonas, o irmão do ex-prefeito de Parintins e secretário de comunicação da prefeitura, Gil Gonçalves, recordou dos problemas de energia no município e de como começou o sonho da busca pelo Linhão.
“Num desespero do meu irmão porque as críticas iam muito pra cima dele, porque ele era o gestor na época, ele teve a ideia de mobilizar junto a classe universitária um abaixo-assinado que chegasse até as mãos do presidente, e assim ele fez, e através do governador da época se arrumou uma agenda, aproveitamos uma época que ia conhecer a festa folclórica e fizemos um ato onde é hoje o portal da cidade e ali foi entregue”, relembrou.
Saudosista e bastante emocionado, Gil lembrou da conversa que teve com Enéas após o evento com Lula depois de entregar o abaixo-assinado.
“Eu me lembro que quando ele saiu de lá, ele me disse que sentiu sinceridade, propósito e que ele se encheu de esperança com essa possibilidade de Parintins ser interligada ao Sistema Nacional de Energia”, disse.
O irmão de Enéas declarou que estava revivendo o discurso do Lula na época “e bateu assim um sentimento até de gratidão pelo meu irmão, pode ter tido essa ideia de mobilizar a população a pedir esse pleito tão lindo e merecido pra todos nós”.
Leia mais
Morre aos 64 anos Enéas Gonçalves, ex-prefeito de Parintins
Amazonas Energia anuncia Parintins no sistema nacional via Tucuruí
Foto: Divulgação