Jota Carlos Portilho, o descobridor de talentos do boi no #Toadas

Portilho revelou talentos como Arlindo Júnior e David Assayag

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 27/01/2017 às 12:41 | Atualizado em: 25/03/2021 às 20:20

O BNC traz ao programa do meio-dia deste sábado, dia 28, um dos ícones da composição de toadas de boi-bumbá, dotado de um faro ímpar na descoberta de artistas que fizeram e fazem a história do maior festival folclórico do Norte do país, o da disputa de Caprichoso e Garantido em Parintins.

Fazem parte desse time de artistas que afloraram pelas mãos dele os levantadores (cantores) de toadas Arlindo Júnior e David Assayag e o compositor Ronaldo Barbosa.

Estamos falando de José Carlos Portilho, autor de toadas antológicas, principalmente para o seu boi de coração, ou melhor, da estrela, o azulado Caprichoso, do qual foi produtor musical por mais de uma década.

Seu talento permitiu compor pérolas da musicalidade desse ritmo que vão dos temas da sinhazinha da fazenda a registros de acontecimentos no país e no mundo, como a morte do presidente da República eleito Tancredo Neves e a passagem no céu do cometa Halley.

Quando toca “Sejam bem vindos os visitantes que vêm nos trazer o seu alô…” se está ouvindo uma das composições eternas de Portilho para essa festa da toada.

É todo esse talento, sua música e sua história, que o #Toadas/BNC preparou para você neste sábado, 12h, AO VIVO, pelo Facebook e também pelo YouTube.

Não dá para perder, né?

 “Grito de alerta” – 1989 | J. Carlos Portilho – canta: Grupo Azul e Branco

 

Foto: BNC