Lula recebe carta de movimentos populares com propostas para COP-30, em Belém
O documento foi entregue durante a COP-28, neste domingo, em Dubai, nos Emirados Árabes

Publicado em: 03/12/2023 às 19:32 | Atualizado em: 03/12/2023 às 19:32
Cerca de 40 organizações e movimentos populares entregaram hoje (2) ao governo Lula uma carta com a proposta de realização de uma Cúpula dos Povos na COP-30, em Belém.
De acordo com o Brasil de Fato, a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas ocorrerá em novembro de 2025, no capital paraense.
Desse modo, o documento foi entregue durante a COP-28, neste domingo, em Dubai, nos Emirados Árabes, para o presidente Lula da Silva (PT) pelas mãos da integrante do Grupo Carta de Belém, Maureen Santos.
Por exemplo, os movimentos relatam a decisão das signatárias de construir um “amplo processo autônomo da sociedade civil organizada denominado Cúpula dos Povos da COP-30”.
Assim, Maureen Santos explica que o principal objetivo será promover os debates as organizações vem elaborando sobre justiça climática.
“Pensando a Amazônia, mas fazendo conexões também com outros biomas do Brasil e outras lutas populares do país, da América Latina e dos espaços globais”, acrescentou.
A carta foi entregue em conjunto com ministros, incluindo Marcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.
Reconhecemos os processos históricos e existentes de construção da convergência popular na Pan-Amazônia e da solidariedade entre os povos do mundo frente aos impactos da crise climática e que os mesmos não chegam da mesma forma para todes”, afirmam as organizações no documento entregue a Lula.
Leia mais no Brasil de Fato.
Leia mais
COP-30 no Pará não terá ‘luxo e riqueza’ de Dubai; será a ‘cara do Brasil’, diz Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência