Mais de 380 mil eleitores de Roraima voltam às urnas neste domingo
Eleição suplementar acontece porque o TSE cassou o ex-governador Antônio Denarium, e o vice Edilson Damião, eleitos em 2022
Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 19/06/2026 às 14:01 | Atualizado em: 19/06/2026 às 14:01
Cerca de 384,5 mil eleitores de Roraima voltarão às urnas neste domingo (21 de junho) para escolher os novos governantes do estado para mandato-tampão até 6 de janeiro de 2027.
Desse modo, disputam os cargos de governador e vice-governador as chapas formadas por Nelita Frank e Barto Makuxi, do Partido dos Trabalhadores (PT), e por Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos.
Em Roraima, a eleição para governador e vice-governador foi convocada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandatos dos atuais ocupantes dos cargos por abuso de poder político e econômico nas Eleições Gerais de 2022.
Perderam os mandatos o então governador Edilson Damião – que era vice e assumiu o cargo em março deste ano – e declarou o ex-governador Antônio Denarium inelegível por abuso de poder. Ele renunciou ao cargo para disputar o Senado.
O atual governador interino de Roraima é o deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), que assumiu o comando do Executivo em abril de 2026. E é Sampaio quem vai disputar o mandato-tampão.
Eleitorado
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 384.582 eleitores estão aptos a votar nas Eleições Suplementares 2026 em Roraima.
A votação será neste domingo dia 21 de junho, das 8h às 17h, e só poderá participar quem estava com a situação regular na Justiça Eleitoral até 21 de janeiro de 2026.
O estado contará com 1.483 seções eleitorais, distribuídas em 350 locais de votação e nove zonas eleitorais.
A maior parte do eleitorado está concentrada na capital Boa Vista, com 229.509 (59,67%), distribuídos entre a 1ª e 5ª Zonas Eleitorais.
O segundo maior colégio eleitoral fica em Rorainópolis, com 22.606 eleitores. Na sequência aparecem Cantá (17.254), Caracaraí (14.783), e Mucajaí (14.096). São João da Baliza é a cidade com o menor número de eleitores, 5.556.
Orientações para votação
Para a votação de domingo, o TSE faz as seguintes orientações ao eleitor roraimense:
– o eleitor (a) pode se identificar para votar apresentando um documento oficial com foto, como e-título (desde que a foto apareça no aplicativo);
– apresentar carteira de identidade, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente (inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei);
– ou certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Eleições em São Paulo, Goiás e Minas
Além da eleição para os cargos de governador e vice-governador de Roraima, haverá eleições suplementares para as prefeituras de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).
Já em Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG), os novos pleitos decorrem da perda dos mandatos ou dos diplomas dos gestores municipais eleitos em 2024.
*Com informações do TSE
Foto: reprodução
