Manaus registra primeira morte de bebĂª de 3 meses por coronavĂrus
FamĂlia lutou com o filho desde janeiro, mas sĂ³ no começo de fevereiro conseguiu internaĂ§Ă£o em UTI, jĂ¡ na situaĂ§Ă£o de intubado

Publicado em: 17/02/2021 Ă s 11:57 | Atualizado em: 17/02/2021 Ă s 11:57
Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
O filho de um funcionĂ¡rio da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) de apenas 3 meses e 16 dias de nascimento faleceu neste dia 17, em Manaus. É o primeiro caso de morte de coronavĂrus (covid) no estado registrado nessa faixa etĂ¡ria.
Conforme seus pais, a criança estava internada em leito de UTI de unidade pĂºblica da capital desde o começo do mĂªs. Contudo, a contaminaĂ§Ă£o aconteceu ainda em janeiro, quando começou o tratamento do bebĂª fora de UTI devido Ă dificuldade da famĂlia em conseguir vaga nesse tipo de leito.
Foi sĂ³ quando jĂ¡ estava sendo juntado o recurso, via vaquinha virtual, para internaĂ§Ă£o em hospital particular que apareceu o leito na rede pĂºblica.
Hoje a rede hospitalar de Manaus, Ăºnico dos 62 municĂpios do Amazonas que possui UTI, tem dez crianças nesses leitos. Outras sete ocupam leitos clĂnicos na capital e cinco no interior. As informações sĂ£o da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS).
Trata-se de um cenĂ¡rio diferente do primeiro pico da epidemia no Amazonas, em abril e maio, quando o pĂºblico infantil nĂ£o sofreu efeito relevante da doença.
Leia mais
Governo Bolsonaro jĂ¡ sabe que crianças ianomĂ¢mis morrem de covid
Sinal de alerta
Conforme relatos mĂ©dicos, o coronavĂrus geralmente se manifesta nas crianças de modo assintomĂ¡tico ou com sintomas leves. E ainda assim, em baixos nĂveis de contaminaĂ§Ă£o.
Mas, apontam que o aumento de contaminações no paĂs, o surgimento de variantes da covid e o colapso dos sistemas de saĂºde sĂ£o alertas para maior atenĂ§Ă£o com crianças e adolescentes.
No caso de Manaus, alĂ©m da falta de leitos de UTI, a populaĂ§Ă£o Ă© atingida pela crise do oxigĂªnio para os pacientes de coronavĂrus e das maternidades e unidades pediĂ¡tricas.
De acordo com o MinistĂ©rio da SaĂºde, em todo o ano de 2020, foram registradas no paĂs 39 mortes de crianças e adolescentes. De 577 casos de contaminações, mais de 60% foram parar em UTI.
Foto: ReproduĂ§Ă£o/Facebook pessoal