A Prefeitura de Manaus acaba de conquistar nota máxima em avaliação de capacidade de pagamento do Tesouro Nacional. A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) foi avaliada nos indicadores liquidez, poupança corrente e endividamento do município, e em todos recebeu nota A, a mais alta.

De acordo com Arthur, o triplo A foi conquistado graças à gestão austera, equilíbrio das contas públicas e por Manaus possuir uma das previdências mais sólidas do país.

“Isso significa que a Prefeitura de Manaus mantém sua situação fiscal equilibrada o suficiente para obter garantias do governo federal em seus financiamentos e operações, além de acessar empréstimos com juros mais baixos, por contar com a própria União como seu garantidor”, disse.

Apenas quatro capitais do Brasil foram avaliadas como o triplo A, e todas são da região Norte. São elas Manaus, Boa Vista, Palmas e Rio Branco.

 

Leia mais

Previdência de Manaus é primeira do país em “boas práticas de gestão”

 

Estratégias da Semef

Conforme a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), há o comprometimento de toda a equipe da prefeitura para manter a situação fiscal de Manaus em nível confortável.

“Ainda no ano passado traçamos várias ações para chegar ao triplo A. Houve cuidado para que os recursos de operações de crédito fossem utilizados exclusivamente em investimentos da cidade”, disse o secretário Lourival Praia.

Segundo ele, a prefeitura conteve despesas de contratos, instalou sistema de compras que melhorou o índice de despesas correntes e custeio, “sem contar com as ações para manter os pagamentos em dia com os fornecedores”.

 

Leia mais

Gestão de Manaus se destaca em relatório do Ministério da Fazenda

 

Valor da conquista

A análise da capacidade de pagamento feito pelo Tesouro apura a situação fiscal de estados e municípios para realizar operações de crédito com garantia da União. É feita avaliação se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

 

Foto: Divulgação/Semcom