Ministério das Comunicações destaca avanço da internet 5G

O Ministério informou, além do 5G, o avanço na ampliação da rede de internet, e os avanços da TV Digital.

ministerio, comunicacoes, internet, 5g

Publicado em: 31/12/2020 às 18:56 | Atualizado em: 31/12/2020 às 20:44

Recriado em junho deste ano, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou na noite de ontem (30) um balanço de ações realizadas ao longo de 2020 em vários setores.

Entre eles estão o 5G, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), a ampliação da rede de internet, as medidas de digitalização do governo e os avanços da TV Digital.

As informações são da Agência Brasil.

“A recriação da pasta ocorreu meses depois de um passo importante para a implementação do 5G no país: a publicação, em janeiro, de regras para o leilão da tecnologia”, destacou. 

Leia mais:

De acordo com o ministério, a medida vai garantir a cobertura de rede em cidades, vilas, áreas rurais e urbanas isoladas com população superior a 600 habitantes, além de rodovias federais e da instalação de infraestrutura, especialmente de fibra ótica, em municípios hoje não atendidos.

Essas serão algumas das contrapartidas que as empresas vencedoras do leilão terão de cumprir (na foto, irmãos universitários deficientes estudam, pela internet, no sertão nordestino). 

“Para 2021, é esperada a maior revolução tecnológica em telecomunicações da década. O leilão do 5G no país deve ser concluído até o fim do primeiro semestre, dando início a uma nova era de conexão em altíssima velocidade, com aplicações em diversas áreas, como transportes, telemedicina, agricultura e educação, e uma infinidade de outras aplicações ainda por serem descobertas”, informou a pasta. 

Foto: reprodução/Diário do Nordeste/Honório Barbosa