Ministério Público investiga denúncia de crime ambiental em Barcelos

Segundo informações prestadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ao Ministério Público, Vítor Vilanova não possui licenças ambientais estaduais para operar na região

MP-AM quer bônus de R$ 12,5 mil sobre salário de até R$ 37,5 mil

Diamantino Junior

Publicado em: 20/05/2021 às 16:12 | Atualizado em: 20/05/2021 às 16:49

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Barcelos, instaurou Inquérito Civil (IC) para apurar denúncia de eventual crime ambiental cometido por um empresário do setor de pesca esportiva.

O IC dá prosseguimento às investigações de notícia de fato apresentada ao Ministério Público Federal e posteriormente encaminhada ao MP-AM.

Conforme a denúncia, além da realização de pesca predatória, o “explorador da atividade turística” teria provocado desmatamento na região do rio Jufaris, nas comunidades Caburis e Caju, localizadas no limite de Barcelos com o município de Caracaraí, em Roraima.

Leia mais

PF vai processar militares que deixarem operação contra crime ambiental

“A proteção do patrimônio público e social é função institucional do Ministério Público. No caso, verificados indícios de cometimento de ilícitos contra esse patrimônio, a instauração do inquérito visa colher outros elementos de informação que auxiliem a apuração de eventual cometimento de ilícitos pelo senhor Vítor Vilanova”, declarou a promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Sousa.

Segundo informações prestadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ao Ministério Público, Vítor Vilanova não possui licenças ambientais estaduais para operar na região.

Foto: Divulgação