MP-AM cobra vacina da covid para criança nas UBS de Manaus

Ação quer que Semsa oriente pais sobre onde é oferecido o imunizante.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC amazonas

Publicado em: 16/08/2024 às 13:58 | Atualizado em: 16/08/2024 às 14:10

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pediu à Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) que informe que UBS (unidades de saúde) possuem vacina contra a covid-19 para criança.

Conforme o órgão, a medida é necessária para garantir a continuidade e eficácia do programa Juntos pela Vida, sobre a saúde infantil no estado.

Dessa forma, o pedido é que o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informe as unidades de saúde que possuem imunizante contra a covid-19, com foco no atendimento ao público de até 5 anos.

Assinam a ação a procuradora Delisa Olívia Ferreira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, e a promotora Romina Carmen Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude.

“A demora nos atendimentos e a falta de vacinas nas UBS são motivos para aumento de desconfiança da população e desmotivação em relação ao ato de vacinar. É importante que a população, principalmente a parcela vulnerável e periférica, seja atendida com eficiência, devendo haver o planejamento adequado por parte da administração pública”, disse Romina.

Inspeção nas escolas

Conforme o MP, sete instituições de ensino, sendo três escolas municipais, foram inspecionadas desde o dia 12.

Os centros educacionais de tempo integral Zilda Arns Neumann e João dos Santos Braga atingiram, respectivamente, 80,93% e 84,60% de cobertura vacinal, o que corresponde a 792 e 961 alunos.

Leia mais

Covid: conselho de médicos contra vacina, 135 crianças morrem em 2023

Juntos pela Vida

Dessa forma, o programa Juntos pela Vida é uma iniciativa institucionalizada e premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa garantir o direito à saúde e à vida de crianças e adolescentes.

Assim sendo, a entrega do selo do projeto está programada para outubro deste ano, reconhecendo os gestores que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil