MP-AM recomenda que municípios adotem decreto estadual para restrições

Prefeitos deverĂ£o dar ampla divulgaĂ§Ă£o nas mĂ­dias sociais sobre a adoĂ§Ă£o das medidas restritivas contra o coronavĂ­rus

Publicado em: 26/01/2021 Ă s 10:52 | Atualizado em: 26/01/2021 Ă s 12:06

O MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas (MP-AM), representado pelos respectivos membros de vĂ¡rios municĂ­pios do interior, expediu recomendações Ă s prefeituras municipais que adotem medidas necessĂ¡rias ao cumprimento do decreto estadual 43.303 que aumentou as restrições determinando a suspensĂ£o de vĂ¡rias as atividades consideradas nĂ£o essenciais.

Assinaram as recomendações os promotores de Justiça TĂ¢nia Feitosa (Manacapuru), Ricardo Mitoso (Fonte Boa), Karla Cristina (Barcelos), Marina Maciel (Parintins) e Eliana Amaral (Parintins).

A ideia Ă© que os gestores municipais integrem a frente de enfrentamento Ă  pandemia do coronavĂ­rus (covid-19) com o aumento do rigor dessas medidas.

Uma das ações a serem adotadas é o uso das forças de segurança para fiscalizar e fazer cumprir o decreto.

A transparĂªncia deve ser outra caracterĂ­stica dessa nova frente contra a disseminaĂ§Ă£o do vĂ­rus. Tanto que as prefeituras deverĂ£o disponibilizar, em sites especĂ­ficos, as informações relativas ao Plano Nacional de ImunizaĂ§Ă£o (PNI) publicando, inclusive, a lista nominal das pessoas vacinadas contra a covid-19.

Dessa forma, as repartições pĂºblicas deverĂ£o manter o regime de trabalho remoto. Os municĂ­pios deverĂ£o ainda dar ampla divulgaĂ§Ă£o nas mĂ­dias sociais sobre a adoĂ§Ă£o das medidas restritivas.

TapauĂ¡ e HumaitĂ¡

O MP-AM, nos municĂ­pios de TapauĂ¡ e HumaitĂ¡, tambĂ©m expediu recomendações aos respectivos prefeitos e gestores das pastas envolvidas, voltadas para medidas de combate ao coronavĂ­rus.

O promotor de HumaitĂ¡, Rodrigo Nicoletti, recomendou que disponibilizem, em site especĂ­fico os dados e informações relativos ao PNI, bem como das informações relativas ao nome, CPF e grupo prioritĂ¡rio a que pertencem, das pessoas jĂ¡ vacinadas, data da vacinaĂ§Ă£o, nĂºmero de lote da vacina aplicada e nome do responsĂ¡vel pela aplicaĂ§Ă£o da vacina, com alimentaĂ§Ă£o diĂ¡ria das informações, a fim de possibilitar o acompanhamento, em tempo real, pelo cidadĂ£o e pelos Ă³rgĂ£os de controle.

JĂ¡ o promotor de TapauĂ¡, Bruno Batista, recomendou que o municĂ­pio adote integralmente “a ampliaĂ§Ă£o da restriĂ§Ă£o temporĂ¡ria de circulaĂ§Ă£o de pessoas, na forma que especifica, como medida para enfrentamento da emergĂªncia de saĂºde pĂºblica de importĂ¢ncia internacional, decorrente do novo coronavĂ­rus, e dĂ¡ outras providĂªncias”.

Os municĂ­pios devem encaminhar no prazo de 24 horas, informações acerca das providĂªncias adotadas para o cumprimento da recomendaĂ§Ă£o, acompanhadas dos documentos necessĂ¡rios.

Leia mais

PopulaĂ§Ă£o denuncia prefeito de furar fila e MP-AM manda divulgar vacinados

Foto: Facebook/ Prefeitura de Parintins